" A grosso modo, a ética trata do agir, de como agir, da procura do bem e de como é que se dá esse bem. Isso tudo no sentido de apreender o sentido da ação, suas características e sua interação com os meios social, político e histórico, seja ele individual ou coletivo. A ética faz par com a Estética, assim, se a Estética é a procura pelo belo a Ética é a procura pelo bem", aponta Milton José Zamboni, antropólogo e professor da UFTM.
São exemplos de atitude ética: a honestidade, a coerência, a veracidade, a fraternidade. Um indivíduo desonesto é corrupto, então tudo nos indivíduos deve estar alinhado a bons princípios, sempre em busca da verdade; e, as decisões, sempre que possível, devem beneficiar a todos.
Estas são características éticas básicas que se esperam dos indivíduos. O desvio destes termos resulta em falta de ética e até crimes. Tende-se a relevar pequenos desvios de conduta, pensando que não interferem na coletividade, como a criança que fura fila, as pessoas que saqueiam automóveis virados na pista, a trapaça nas brincadeiras e etc. Mas tudo isto constrói indivíduos corrompidos eticamente, que viram maus líderes, maus pais, maus chefes de família, maus profissionais.
Portanto, em vista dos benefícios inerentes ao indivíduo frente à ética nacional, no que se refere ao fortalecimento da ética e de suas propostas, faz-se necessário que todos a frente de grupos, como: diretores, líderes, professores, chefes da sociedade civil, incentivem a bons comportamentos para todas as idades, com estudos, demonstrações práticas e reforço positivo para as ações éticas, já que os modos repressivos das leis parecem não dar conta de todo o trabalho. A finalidade é que a cultura da ética passe a ser algo enraizado na sociedade, para melhor convivência de todos e crescimento da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada