Avatar do usuário
Por namu
Quantidade de postagens
#115204
"A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos". Essa frase, da filósofa Hannah Arent, aponta para a importância dos Direitos Humanos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão dos desafios do SUS para garantir o acesso a todos os brasileiros, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, configurando um grave entrave. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas: falta de investimentos e insuficiência de leis.

Dessa forma, em primeira análise, a falta de investimentos mostra-se como um dos pilares no desafio à resolução do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimentos no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. Entretanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão do acesso ao Sistema Único de Saúde para todos os brasileiros, é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange ao problema, sua erradicação tem sido complicada.

Além disso, cabe ressaltar que a insuficiência de leis é um forte empecilho para a resolução da questão. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que visa garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente no qual são inseridos. Todavia, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à garantia do acesso ao SUS aos brasileiros, uma vez que o problema permanece atuando fortemente no contexto atual. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Desse modo, o Ministério Público Federal, que atua como fiscal das leis e nas áreas civis, juntamente com o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos devem criar consultas públicas, nos quais a população interaja e aponte tópicos como a garantia do acesso ao Sistema Único de Saúde, que precisam ser resolvidos com urgência. Paralelamente, é necessário intervir sobre a insuficiência de leis presente no desafio. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimista para a diferença, pois, como constata Hannah Arent: "A pluralidade é a lei da Terra".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
131 Exibições
por leticiam475
0 Respostas 
139 Exibições
por leticiam475
1 Respostas 
139 Exibições
por johngurgel
0 Respostas 
89 Exibições
por marilene233
0 Respostas 
89 Exibições
por KaylaAnjos
3 Respostas 
138 Exibições
por Roliver
0 Respostas 
43 Exibições
por Diene
0 Respostas 
96 Exibições
por Juliaaag
3 Respostas 
188 Exibições
por Sooofll
0 Respostas 
58 Exibições
por Lorraine679

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM