Em primeiro plano deve-se salientar que devido à realidade imposta sobre o excesso de capitalismo, acaba impulsionando uma sociedade a desejar por uma imagem alterada, estimulada pelo consumo de bens. Disto que, um estudo do pesquisador Angus Deaton, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostrou que somente o dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele pode gerar angústia e infelicidade. Ou seja o objetivo que detém o capital e os meios de produção é obter a maior quantidade de lucro possível, com tudo exige suprir uma série de necessidades do ser humano, afetando de tal forma o seu bem-estar e impedindo a realização de atividades familiares, porém em virtude de sua ausência, dificulta o fornecimento de uma estrutura de vida pertinente, em um sistema de propriedade privada.
Sobretudo a problemática está desde dos precedentes da cultura do “poucos tem muito e muitos tem pouco”, atualmente conhecida como desigualdade social, junto ao excesso de propagandas que estimulam o consumismo inconsciente, de tal forma que, incentiva as pessoas a idealizar que riqueza traz autorrealização pessoal. Ademais, uma pesquisa do Instituto Akatu aponta que 76% dos 1.090 entrevistados homens e mulheres como mais de 16 anos não praticam o consumo consciente. Desde já, é nítido a obtenção acima do necessário, eventualmente, poderá trazer revés adquirido pela sensação inimaginável do acúmulo de bens, visto que ocorre a perde de disposição para a realização de outras conquistas.
Portanto ter uma vida equilibrada e controlada no que se diz a respeito de seus recursos matérias e investir em experiências é uma forma de ter felicidade trazida pelo dinheiro, já que a desorganização financeira pode afetar sua saúde. Com tudo, teriam que ser realizadas sob a perspectiva do necessário e não por impulsos. O dinheiro pode ser visto como uma oportunidade para alcançar a felicidade, um meio para ela, mas não concretizada em se. Isso porque o mesmo serve para atender e satisfazer as nossas expectativas, mas quem não sabe identificar o que lhe faz feliz tampouco saberá o que fazer com os seus pertences.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.