Avatar do usuário
Por pharmarwin
Quantidade de postagens
#116512
É inevitável: comida podre gera embrulho no estômago, e o vômito, apesar de desconfortável, proporciona alívio. Analogamente, sob a ótica existencialista de Sartre, a náusea – advinda da busca inatingível de preencher os padrões impostos pela sociedade - é expelida pela realidade, uma vez que a positividade exacerbada dissolvida nas redes sociais é inalcançável e irreal. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um complexo problema, que se enraíza na mentalidade retrógrada dos indivíduos e na má influência midiática.
Diante dessa conjuntura, é preciso discorrer acerca da lenta mudança no pensamento coletivo. Para o sociólogo Durkheim, “o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela". De fato, a ação individual resulta de um coletivo problemático quanto à propagação de padrões de felicidade, visto que as pessoas, ainda, acreditam nos paradigmas impostos pelos influenciadores digitais, de que tudo vai ficar bem ou é apenas pensar positivo, e esquecem que lidar com os problemas é muito mais complexo do que simplesmente acreditar que tudo um dia vai se resolver. Por conseguinte, tal postura gera a frustração em perceber que, na prática, somente raciocinar de forma positiva não é o suficiente para solucionar os entraves pessoais. Assim, urge que a base sociocultural seja revista para que o comportamento do indivíduo mude.
Ademais, a negligência da mídia atua como coadjuvante na questão. Conforme Pierre Bourdieu, a mídia foi criada para ser instrumento de democracia e não deve ser convertida em mecanismo de opressão. No entanto, ela tem se mostrado opressora ao incentivar a propagação de pensamentos positivos extremistas, uma vez que os veículos midiáticos – enquanto percursores do conhecimento – não transmitem para o público o quão grave é difundir um pensamento otimista exacerbado, além de fomentar tal prática abusiva, como por exemplo, nas pautas dos programas, mostrando somente uma realidade utópica e não abordando a realidade do dia a dia dos brasileiros. Dessa forma, é necessária uma postura mais democraticamente responsável da mídia para superar o problema.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para isso, o Ministério da Educação – órgão responsável pela administração das redes de ensino do país – deve promover palestras nas escolas, por meio de rodas de conversa com psicólogos, a fim de atualizar a mentalidade do corpo social em relação à crença no pensamento positivo e mostrar a gravidade de acreditar em tudo o que se vê na internet. Essa ação pode, ainda, ser divulgada para toda a comunidade, de modo a alcançar mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir na inoperância dos meios digitais presente na questão. Com essas ações, espera-se que a positividade seja de fato real, pois ela desenjoa o homem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
650 Exibições
por tai80
Positividade Tóxica e Padrões de Felicidade
por villyia    - In: Outros temas
0 Respostas 
378 Exibições
por villyia
1 Respostas 
228 Exibições
por RayaneSC
0 Respostas 
1002 Exibições
por Katsmoking
2 Respostas 
306 Exibições
por Kelinha
A relação entre o dinheiro e a felicidade
por Wesley3108    - In: Outros temas
0 Respostas 
257 Exibições
por Wesley3108
0 Respostas 
147 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
115 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
391 Exibições
por BiahNalio
A felicidade provida do consumismo FUVEST
por isabellenr    - In: Outros temas
1 Respostas 
78 Exibições
por isabellenr

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM