Inicialmente, deve-se destacar a ineficaz gestão dos governantes como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau na obra “Contrato Social”, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar da população, porém as autoridades brasileiras rompem com as ideias do filósofo iluminista, uma vez que não cumprem sua função de punir corretamente os autores do crime, proporcionando a insatisfação do povo em relação a depreciação da cultura. Logo, é inadmissível que isso continue.
Ademais, vale ressaltar que a questão é sancionada pela falta de mentalidade patriota da sociedade. Visto isso, a obra “Pedro Pedreiro” narra a história de um homem que não se questiona sobre o mundo e fica repetindo padrões familiares à espera de algo que nunca vem. Análogo a isso, as pessoas buscam dar sentido às falhas governamentais e não se posicionam perante a depredação dos meios de acesso público.
Portanto, medidas são necessárias para mudar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal devem promover palestras em Instituições de Ensino com especialistas no assunto. Tais palestras devem ser trabalhadas por meio de mídias de massa, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o vandalismo e alcançar um público maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.