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Por Sebaio
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No dia 8 de janeiro de 2023, após um episódio de bipolarização política com as eleições de 2022, um grupo de revoltosos invadiram o Congresso Nacional, pixando artes, paredes, quebrando esculturas e criando situações de alarde. De maneira análoga a isso, relaciona-se a depredação do patrimônio material do Brasil. Nesse prisma destacando-se dois aspectos: o distanciamento populacional desses objetos de valor, fazendo com que não carreguem toda essa importância e a negligencia governamental perante a essa questão.
Em primeira análise, evidência-se a falta de incorporação social com esses bens, resultando então no desconhecimento sobre sua importância. Sob essa ótica, o jornal "G1" aponta em uma de suas pesquisas, que cerca de 57% das pessoas que estavam presentes no dia 8 de janeiro -destruição do Congresso- não tinham ciência de que aquilo arruinado era considerado patrimônio nacional, já que se tratava de "artefatos de decoração". Desse modo, é necessário perceber que essas iguarias brasileiras são restritas aos políticos e frequentadores do local, e nunca foram apresentadas à sociedade com a exuberância que tem. Logo, é fundamental ações por parte das autoridades para que aconteça essa aproximação e conhecimento.
Além disso, é notória a negligência governamental perante a essa questão. Dessa forma, o filósofo Thomas Hobbes afirma "todos têm seus direitos e deveres, e é obrigação do Estado garanti-los, dado o seu poder". Consoante a isso, é possível entender que, o conhecimento sobre essa herança e sua exclusividade, deveria ser garantido a qualquer cidadão e quando o governo não disponibiliza isso, está marginalizando a situação e providenciando aberturas para o desinteresse do povo sobre elas. No entanto, o país carece de atitudes que visem a participação federal para impor sua preocupação quanto à problemática.
Despreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham acabar com a depredação do patrimônio material do Brasil. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação -órgão responsável por assegurar as leis perante o território nacional- promover na nova base comum curricular, matérias que dialogem sobre o Brasil contemporâneo, com o auxílio da contratação de profissionais capacitados para ensinar, a fim de que, os bens brasileiros sejam reconhecidos desde cedo pela juventude e demonstrando interesse do Governo Federal em solucionar as questões, não negligenciando-as. Somente assim cenários como o do dia 8 de janeiro não serão mais presenciados no Brasil, prevalecendo a justiça e a harmonia social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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