Por johngabriel
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#46695
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O Triste fim de Policarpo Quaresma” tem como sua característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No entanto, o vandalismo e a depredação dos patrimônios públicos torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a situação, que é motivada pela má gestão política e a falta de consciência coletiva.

Inicialmente, deve-se destacar a ineficaz gestão dos governantes como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau na obra “Contrato Social”, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar da população, porém as autoridades brasileiras rompem com as ideias do filósofo iluminista, uma vez que não cumprem sua função de punir corretamente os autores do crime, proporcionando a insatisfação do povo em relação a depreciação da cultura. Logo, é inadmissível que isso continue.

Ademais, vale ressaltar que a questão é sancionada pela falta de mentalidade patriota da sociedade. Visto isso, a obra “Pedro Pedreiro” narra a história de um homem que não se questiona sobre o mundo e fica repetindo padrões familiares à espera de algo que nunca vem. Análogo a isso, as pessoas buscam dar sentido às falhas governamentais e não se posicionam perante a depredação dos meios de acesso público.

Portanto, medidas são necessárias para mudar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal devem promover palestras em Instituições de Ensino com especialistas no assunto. Tais palestras devem ser trabalhadas por meio de mídias de massa, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o vandalismo e alcançar um público maior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por dudaramos1
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#46799
@johngabriel eu te marquei no lugar onde fiz sua correção, corrigi em outra redação sem querer! Mil perdões, irei enviar a correção aqui, mas onde eu te marquei vai estar melhor porque tá coloridinho
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Por dudaramos1
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#46802
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O Triste fim de Policarpo Quaresma” tem como sua característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No entanto, o vandalismo e a depredação dos patrimônios públicos torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a situação, que é motivada pela má gestão política e a falta de consciência coletiva.
Bom, eu gostei da sua introdução. possui todos os elementos necesssários: Repertório + Contextualização + Teses, sem erros aparentes. Ótimo!

Inicialmente, deve-se destacar a ineficaz gestão dos governantes como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau na obra “Contrato Social”, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar da população, porém as autoridades brasileiras rompem com as ideias do filósofo iluminista, uma vez que não cumprem sua função de punir corretamente os autores do crime(Em que momento eles não cumpriram? Exemplifique), proporcionando a insatisfação (Como eles ficam insatisfeitos? Por que ficam? Argumente mais) do povo ( "povo" é uma palavra muito vasta, seja mais específico) em relação a depreciação da cultura. Logo, é inadmissível que isso continue.
Seu D1 possui uma estrutura correta, assim como da introdução, porém é necessário que vc argumente mais, sua argumentação está muito rasa, traga mais informações, especifique, etc.

Ademais, vale ressaltar que a questão é sancionada pela falta de mentalidade patriota da sociedade. Visto isso, a obra “Pedro Pedreiro” narra a história de um homem que não se questiona sobre o mundo e fica repetindo padrões familiares à espera de algo que nunca vem. Análogo a isso, as pessoas buscam dar sentido às falhas governamentais e não se posicionam (Por que elas não se posicionam? De que forma elas poderiam fazer isso? Argumente!) perante a depredação dos meios de acesso público.
Esse parágrafo possui os mesmos problemas do D1, falta argumentação. Mostre que você sabe o que está defendendo, traga mais informações, trabalhe a "causa e a consequência' em seus paragráfos. Como é causada essa negligência por parte da sociedade? E o que ela acarreta (consequência)?

Portanto, medidas são necessárias para mudar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação (Aguente)em parceria com o Governo Federal devem promover palestras (Ação) em Instituições de Ensino com especialistas no assunto(Detalhamento). Tais palestras devem ser trabalhadas por meio de mídias de massa(Modo/Meio), com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o vandalismo e alcançar um público maior. (Finalidade)
Proposta completa! Parabéns!

Foi isso @johngabriel , espero ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida estou à disposição! Bons estudos! Espero por novas redações ;)
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Por Jeniffeeee
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#46960
@johngabriel, como a Duda já fez ótimas observações eu espero por seu próximo texto :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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