Em primeiro plano, a negligência estatal é uma causa latente do contratempo. Segundo o filósofo Thomas Hoobes, é dever do estado garantir o bem estar social de todos. Diante disso, verifica que não vem sendo feito, embora o Governo tenha criado o Dia do Índio, a falta de políticas públicas que possibilitem uma maior integração dessa minoria na sociedade, fazendo com que gradualmente aumente a exclusão dos nativos no corpo social. Nesse sentido, torna a resolução cada vez mais dificultada.
Ademais, outra causa para configuração desse imbróglio é a escassez de semelhança. Na conferência mundial, em 1992 foi apresentada a Carta da Terra que assegura os direitos dos povos indígenas, como garantia ao território, educação, ciência, respeito pelas tradições e crenças dentre outros. Desse modo, verifica- se que esse documento não vem sendo cumprido, já que atualmente os hindus estão sendo expulsos de suas terras, principalmente para atividades econômicas serem efetivadas e suas crianças não estão tendo oportunidades para ter o conhecimento da pedagogia. Logo, é imperioso contornar esse obstáculo.
Portanto, ações são fundamentais para resolver a problemática. Para isso, o governo -como instância máxima de administração executiva- deve realizar uma campanha informativa chamada " Respeito A Quem Tava Aqui Primeiro" que evidencie para população a complexidade da situação e maneiras de amenizar-la por meio de informações compartilhadas, principalmente intermédio da mídia, visto que ela tem um forte poder de persuasão. Com o intuito de, que os cidadãos se conscientize. Espera-se, assim torna a pátria mais justa para todos e com mais empatia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.