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Por DavyAguiar
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É inegável que as mudanças climáticas representam uma ameaça global, que ultrapassa barreiras socioeconômicas e geográficas. Tendo isso em vista, é crucial entender que as comunidades mais rapidamente afetadas são aquelas que estão em estado de precariedade no que tange aos direitos básicos. Quando, nesse contexto, se analisa os impactos sobre as diversas populações humanas, logo se destacam as indígenas como as mais vulneráveis.

Conforme demonstrado, os povos que tem sua subsistência diretamente baseada nos recursos naturais e na biodiversidade local, são os que têm pior desempenho no quesito resistência e adaptabilidade às crises climáticas. Em contrapartida, as comunidades mundiais que emitem gases de efeito estufa, e que portanto intensificam os danos causados às comunidades acima citadas, são os que apresentam maior adaptabilidade. Logo, a estas ultimas deveria ser atribuída a responsabilidade de reduzir os impactos aos grupos que expressam vulnerabilidade.

Segundo Antonio Guterres, secretário geral da ONU, "Não nos enganemos, estamos diante de uma crise urgente, já que as mudanças climáticas ameaçam a viabilidade das sociedades humanas no planeta". Dessa forma, as consequências que recairão sobre as sociedades serão ainda mais consistentes quando se tratar de comunidades indígenas e também agrícolas.

Em suma, os países desenvolvidos com altos índices de danos ao meio ambiente, assim como a população mundial geral, são responsáveis por fomentar medidas de proteção aos povos mais vulneráveis, bem como assegurar que seus padrões culturais e conhecimentos tradicionais sejam preservados. Pode-se alcançar esses objetivos por exemplo, através da Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), que garante a tais populações uma adaptação mais fácil às adversidades do clima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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