Em primazia, entende-se que o aumento de casos de doenças mentais que levam ao suicidio é um grande motivador do problema. Assim, na série da plataforma de streaming Netflix, cujo nome é “ 13 Reasons Why”, conta a história de Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio depois de diversos acontecimentos em sua escola. Análogo a realidade, a história de Hannah reflete o contexto de diveros jovens na faixa etária de 11 à 19 anos que cometem suicídio depois por passarem por momentos depressivos de suas vidas. A partir de séries como essa, no qual aborda um assunto delicado, compreende-se o quanto no contexto atual, onde jovens e adultos são acometidos por diversas situações e transformações em suas vidas, desencadeiam problemas mentais muita vezes insuportáveis e insuperáveis quando não lhe é fornecido ajuda. Logo, há o entendimento do quanto psicopatologias, quando não recebem atenção, podem custar a vida de uma pessoa.
Outrossim, o preconceito acerca desse tema favorece também como um empecilho. Com isso, no filme brasileiro “ Nise: O Coração da Loucura” é retratado a história verídica de uma psiquiatra que tenta recuperar mentalmente pacientes abandonados em um hospital psiquiátrico através da arte. Por meio disso, assim como no filme, nota-se uma grande perspectiva negativa até por parte de profissionais de saúde a respeito de pessoas com problemas de bem-estar mental. Portanto, o preconceito é ainda uma prática que culmina muito a sociedade, ainda mais quando se refere essas pessoas como “loucas”. Em suma, analisa-se o quanto a problemática se maximiza quando acompanhada pela indiferença.
Em síntese, faz-se necessário soluções para os problemas vigentes. Em vista disso, cabe o Ministério da Saúde, em parceria ao Ministério da Educação , realizar uma campanha, por meio das mídias sociais e digitais e também escolas, sobre a importância da saúde mental e do combate ao preconceito. A partir disso, essa ação se ampliaria no contexto educacional com a implementação de uma matéria específica para tratar do assunto. Por meio disso, essa intervenção se realizaria a fim de tornar a sociedade brasileira mais humanizada, consciente e compreensiva acerca do pressuposto. Enfim, só dessa maneira a população poderá comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental de forma tranquila.
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.