A princípio, é válido ressaltar que, seja na consciência coletiva ou nas instituições de poder, como Estado, família e Igreja, o preconceito de gênero se faz presente. Desse modo, frases do senso comum são recorrentemente utilizadas para subjugar o "sexo frágil" e designá-lo papéis de gênero, a exemplo das expressões "isso é trabalho de mulher" e "lugar de mulher é na cozinha". Consequentemente, com a constante opressão social, as cidadãs se encarregam da maior parte do labor doméstico, conforme o IBGE. Conclui-se, então, que, sem a devida emancipação das mulheres na sociedade, não haverá igualdade no país, o que perpetua estereótipos e a má distribuição do trabalho de cuidados.
Ademais, é notório que, devido aos avanços na área da saúde e a inserção da mulher no mercado de trabalho, a expectativa de vida aumentou e a taxa de natalidade diminuiu. Assim, a população dependente de cuidados cresce, enquanto a de cuidadores decresce. Logo, as mulheres tendem a assumir a responsabilidade de cuidar, pois, além de ser seu papel na sociedade, elas não ganham tanto quanto os homens nos trabalhos empresariais, segundo o IBGE. Dessa forma, sem ações afirmativas efetivas e revertivas, a problemática se intensifica.
Portanto, para mitigar os desafios supracitados, é necessário que o Ministério da Mulher, responsável pela garantia do bem-estar social e dos direitos constitucionais no que tange a família e o sexo feminino, aliado à sociedade, promova a dissolução dos estereótipos e preconceitos de gênero. Isso ocorrerá por meio de campanhas publicitárias governamentais e saraus, a fim de conscientizar a população e reduzir as desigualdades. Dessa forma, espera-se um futuro em que haja equidade, respeito e a garantia de direitos humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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