Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a carência de investimentos em psicólogos em escolas públicas deriva da ineficiência do Poder Público, no que concerne á criação de mecanismos, os quais coíbam tais recorrências.
Sob a perspectiva do filósofo contratualista John Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, visto que, devido à baixa de atuação das autoridades, as escolas públicas não oferecem uma devida assistência em relação a saúde mental de seus alunos.
Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.
Além disso, a carência de apoio por parte dos familiares apresenta-se como outro desafio da problemática. A série de televisão "13 Reasons Why" retrata como é a vida de vários adolescentes que não tem à devida atenção seja da escola ou da própria família, levando assim na maioria das vezes a doenças como depressão, ansiedade ou até mesmo a morte. Tal conceito abordado é materializado no Brasil, haja vista que o Estado não consegue seu papel pois silencia o problema ao não abordá-lo de forma massiva e ao tratar o aumento de adolescentes com a saúde mental transtornada de forma banalizada que, consequentemente, grande parte das pessoas desconhecem a seriedade dessa situação.
Logo, é necessário que o Estado, em parceria com as escolas públicas, providenciem profissionais adequados para tratar do assunto em questão, seja com palestras, promover ações contra o bullying, aulas sobre o socioemocional dos alunos, entre outros. Nesse sentido, o intuito de tais medidas é alertar as pessoas sobre esse problema, que será possível que tal situação, aos poucos, venha ser amenizada e encontrada como uma compreensão da sociedade como todo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada