Em primeiro plano, vale salientar que insuficiência legislativa é um obstáculo para a resolução do problema. Nessa perspectiva, segundo o filósofo John Locke, " as leis fizeram -se para os homens e não para as leis". Nesse contexto,pode observar-se que ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, a questão da formação educacional dos surdos no Brasil contraria-o, uma vez que a legislação não tem sido suficiente para resolver-lá.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a má influência midiática. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser transformado em mecanismo de opressão. Sob essa óptica, entende -se que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população sobre a importância de uma formação educacional eficiente para os surdos, influencia na consolidação do problema. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2016, cerca de 63% dos brasileiros utilizam a TV como meio para se informarem e 24% optam pela internet. Diante disso, torna-se claro o quanto o silenciamento dessa questão pode prejudicar essa população.
Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Para isso, especialistas no assunto, com o apoio de ONGs também especializada, devem desenvolver ações que revertam a má influência midiática. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio da produção de vídeos que alertem sobre as reais condições da questão, comparando o tratamento que a mídia dar com relatos de pessoas que de fato vivenciaram tal questão. É possível, também, criar a hashtag "somos todos surdo, para identificar a campanha é ganhar mais visibilidade, a fim de conscientizar a população sobre o tratamento que determinados canais de comunicação dão ao tema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.