Por Renata066
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#40222
O surgimento da escrita foi um marco importante que revolucionou a história da humanidade e demarcou a separação entre pré-história e história. Hodiernamente, a escrita ainda é de suma importância, pois, ela assume um papel de cidadania na área educacional. Porém algumas adversidades, como o analfabetismo funcional, surge como obstáculo para o cumprimento da cidadania plena, seja pela alfabetização de má qualidade ou evasão escolar. Tais fatos desencadeiam uma problematização que deve ser analisada e buscar possíveis soluções.
É importante destacar de início, que a má alfabetização gera pessoas que são técnicamente alfabetizadas, pois são capazes de reconhecer letras e números, mas às vezes não são capazes de interpretar textos. O que significa dizer que essa condição não se aplica apenas à pessoas de pouco conhecimento,a alfabetização técnica irá perdurar mesmo no ensino superior, possuindo também relação direta com a progressão na vida acadêmica.
Vale ressaltar também, que a evasão escolar pode ser apontada como um agravante para esse cenário. Pois, por inúmeros motivos, jovens e adultos, abandonam a vida escolar cada vez mais cedo, logo, são pessoas com alfabetização precária. O que os insere em mais um eixo responsável pelo analfabetismo funcional.
Portanto, pode-se dizer que a má alfabetização e a evasão escolar , são fatores que contribuem para o não cumprimento plena da cidadania através da aprendizagem efetiva. Para resolver esse empasse, o Ministério da educação deve atuar em conjunto com o eixo escolar e familiar. Mas escolas deve ser aplicado novas metodologias de ensinos e estratégias pedagógicas para alfabetização, além de palestras e eventos que devem ser realizados envolvendo a temática, que devem ser também expostos nas mídias sociais. No eixo familiar, os pais devem exercer o seu papel incentivador e auxiliados no processo da aprendizagem, para que assim tomando tais medidas, possamos alcançaro nível pleno da alfabetização funcional e todos possam exercer sua cidadania através da educação. Dessa forma tal impasse poderá ser gradativamente erradicado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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