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Por DudaG
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O trabalho infantil não é uma invenção atual. - Durante o período da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, as crianças e adolescentes eram submetidos a longas jornadas de trabalho em condições insalubres. Infelizmente, séculos depois, o trabalho infantil continua sendo realidade no Brasil. Esse cenário é calcado na falta de gestão Governamental e na indiferença da sociedade perante a árdua rotina dessas crianças.
Primeiramente, é fulcral salientar a insuficiência do Estado no combate ao trabalho infantil. Acerca disso o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, em seu livro "Cidadania no Brasil: Um longo caminho" argumenta que a cidadania é efetivada somente com a coexistência dos direitos sociais, civis e políticos. Nesse sentido, percebe-se que esses trabalhadores menores de idade possuem cidadania incompleta. Desse modo é imprescindível a atuação Estatal para a garantia desses direitos para estes pequenos trabalhadores.
Outrossim, é importante ressaltar a culpa por parte da população ao demonstrar indiferença às realidades dos trabalhadores infantojuvenis no Brasil. Nesse contexto, segundo a filósofa Simone Beauvoir, "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Nesse panorama, a sociedade acostuma-se com a dura vida desses trabalhadores infantis, por isso, não dirigem seus votos a candidatos que possuam propostas de intervenção para essas minorias. Dessa forma, as crianças que deveriam estar na escola permanecem com a infância e cidadania mutiladas.
Dessa maneira, depreende-se que é mister a atuação do Estado no combate ao trabalho infantil. Assim, cabe aos Poderes Estatais, efetivando o ECA, proporcionar melhores condições de vida, a fim de que essas crianças possam estudar com dignidade. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de Leis que visem o bem-estar da criança e do adolescente no Brasil. Com a conjuntura dessas ações, a cidadania no Brasil será alcançada de forma plena pelos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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