Por Simone56
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40028
“ Utopia “, foi um livro escrito pelo inglês Thomaz Morus, onde ele descreve uma ilha imaginária onde tudo é perfeito. De acordo com essa obra, todos os moradores dessa ilha não têm problemas ambientais com o lixo urbano, e eles próprios fazer a reciclagem dos lixos. Entretanto, fora dessa abordagem, nota-se uma realidade completamente diferente, uma vez que, no Brasil existe um quantitativo enorme de lixos, especificamente nas ruas. Sendo assim, torna-se extremamente importante analisar os fatores sociais e governamentais desse empasse.
De início, é notório destacar que o corpo social corrobora para o aumento desse caso. Isso porque, a sociedade não se mobiliza, para fazer campanhas de reciclagem, para ajudar na retirada dos lixos na cidade. Prova disso, é os lixos que existem nas praias, nas ruas e em outros diversos lugares. Isso pode ser explicado de acordo com a obra “ modernidade liquida “, do sociólogo Bauman, no qual ele afirma que o indivíduo “líquido” está apenas preocupado com o prazer individual, abdicando a concepção do bem estar coletivo. Logo, infere-se que a falta de mobilização social é um dos principais impulsionador desse empecilho.
Ademais, cabe ressaltar que a banalização governamental é um dos principais motivadores desse quadro. Visto que, a falta de informação dada pelo governo sobre reciclagem é extremamente pequena. Isso pode ser explicado de acordo com um levantamento em 2019 feito pelo Instituto Ipsos, revelou que 54% dos brasileiros não entendem como funciona a reciclagem em sua região. Analogamente, observa-se que o governo rompe com seu dever de manter uma harmonia ambiental. Visto que, a falta de garis e de lixeiros nas ruas, faz com oque aumente esse empecilho. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje o problema do lixo no Brasil.
É necessário admitir, portanto, que é fundamental medidas diminuir essas dificuldades presentes. Para isso, os governantes, por sua vez, devem contratar mais garis, adicionar mais lixos nas ruas, e por meio da mídia, aumentar o mínimo de investimentos em campanhas e intensificar o direcionamento de verbas governamentais para essa causa. Com o fito de conscientização e quebra desse empecilho na sociedade. Assim, como na ilha idealizada por Morus, seria a realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
226 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
52 Exibições
por Hyque
O problema do déficit habitacional no Brasil
por duda177    - In: Outros temas
0 Respostas 
103 Exibições
por duda177
0 Respostas 
116 Exibições
por manual14
1 Respostas 
177 Exibições
por Vitorialsx
0 Respostas 
82 Exibições
por anaclsimeao
5 Respostas 
559 Exibições
por melissa934
0 Respostas 
85 Exibições
por Leticia07
4 Respostas 
199 Exibições
por Josseane
0 Respostas 
94 Exibições
por bia1r

Sabe-se que na contemporaneidade brasileira, o des[…]

A lei das cotas

Lei das cotas raciais Na música &quot[…]

Pode-se atestar a relevância da questã[…]

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM