Primeiramente, pontua-se que o Governo se mostra negligente no apoio a esses jovens, em destaque, aos de baixa renda. De acordo com o economista Sir Arthur, a educação não é uma despesa, mas sim um investimento com retorno garantido. Entretanto, vale dizer que nem todos possuem condições para investir em cursos preparatórios, tendo em vista que a maioria cobra um elevado preço nas mensalidades e os gratuitos são poucos e insuficientes. Diante disso, muitos se encontram deslocados desse "círculo de retorno", devido à falta de amparo do Governo para com sua educação.
Por consequência, nota-se um deficit no progresso profissional desta juventude. De acordo com o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 26,6% dos jovens brasileiros entre 14 a 20 anos não trabalham devido à falta de especialização para se adentrarem no seu primeiro emprego. Vê-se por esse dado que desde o início da experiência do jovem no mercado de trabalho sua inclusão é dificultada, notoriamente, no futuro tenderá a ser também, visto que as empresas esperam profissionais hábeis, derivados de um bom conhecimento trabalhista. Dessa forma, sem um auxílio e preparo maior hoje, o futuro desses indivíduos, profissionalmente, se mostra dificultado.
Portanto, medidas que capacitem e promovam o desenvolvimento desses jovens são incontestáveis. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, promover cursos gratuitos de capacitação profissional nas escolas, estes serão de início: informática e inglês, visando com isso qualificar mais jovens para o mercado de trabalho de forma justa e responsável. Talvez assim, programas como "jovem aprendiz" passem a serem melhores aproveitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.