Por Larissagoth
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#38530
Segundo a "Teoria do Habitus" de Pierre Bourdieu,as estruturas sociais impostas,são incorporadas no processo de socialização,fazendo com que as características comportamentais sejam naturalizadas e,consequentemente,reproduzidas ao longo do tempo.Assim,é possível comprovar através do EAD(Educação à distância) a possibilidade de desenvolver uma vida acadêmica regular,por meio de plataformas virtuais.
De acordo com ex-presidente da África do Sul,Nelson Mandela,"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".Infere-se apartir dessa premissa,que a escolaridade dos cidadãos deve ser uma das prioridades mais importantes de um País.Na medida que,houve o surgimento da Covid-19,as pessoas se viram obrigadas a fazerem quarentena,em prol de evitar uma possível contaminação,cuja transmissão se dá através do contato físico e partículas da saliva,optando por dar continuidade a sua vida acadêmica por meio do EAD,através de plataformas virtuais.
De fato,convém mencionar,que,a maioria das pessoas que podem ter acesso á educação à distância,são estudantes de uma rede privada de ensino.Além disso,este fator atrasaria a formação de profissionais e afetaria indiretamente a economia do País,que carece de oportunidades no mercado de trabalho.Portanto,somente indivíduos com uma boa qualidade de vida e livre acesso a internet desfrutariam deste meio.
Em suma,o Ministério da Educação,deve disponibilizar,por meio de verbas estatais,pontos de wi-fi com velocidade rápida e segura em cada bairro,para o livre acesso de todos.Além disso,cabe ao mesmo,investir em plataformas digitais na rede pública de ensino,como também na capacitação de professores para manuzearem corretamente o método EAD.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Jaklyni
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#38560
@Larissagoth, vou fazer alguns apontamentos, mas aguardo seu comentário.

Introdução:
Segundo a "Teoria do Habitus" de Pierre Bourdieu, as estruturas sociais impostas, [1] são incorporadas no processo de socialização, fazendo com que as características comportamentais sejam naturalizadas e, consequentemente, reproduzidas ao longo do tempo. Assim, é possível comprovar através do [2] EAD (Educação à distância) [3] a possibilidade de desenvolver uma vida acadêmica regular, por meio de plataformas virtuais.

[1] Não se separa sujeito do verbo.
[2] Substituir o "do" pelo "da".
[3] Educação a Distancia não tem crase.


Comentário: Seu repertório é expressivo, porém poderia ter explorado mais a sua tese defendida. Além disso, fica claro somente um posicionamento sobre o tema: "o desenvolvimento de uma vida acadêmica regular". Na introdução, pode e deve se posicionar sobre o assunto e demostrar que conhecimento sobre ele.

Desenvolvimento 1:
De acordo com ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Infere-se,[4] a partir [5] dessa premissa, que a escolaridade dos cidadãos deve ser uma das prioridades mais importantes de um País. Na medida que, [6] houve o surgimento da Covid-19,as pessoas se viram obrigadas a fazerem quarentena [*][/color], em prol de evitar uma possível contaminação, cuja transmissão se dá através do contato físico e partículas da saliva, optando por dar continuidade a sua vida acadêmica por meio do EAD, através de plataformas virtuais [7].

[4] Uso obrigatório da vírgula.
[5] "A partir".
[6] Não se separa oração subordinada adverbial proporcional.
[7] Justaposição de oração.

[*] Pode reescrever da seguinte forma: "as pessoas forma obrigadas a permanecer em isolamento social".[/color]

Comentário: O último período do seu parágrafo ficou confuso. É interessante reescrevê-lo de forma coerente e compreensiva. Entenda que você tem argumento, mas precisa elaborar a estrutura sintática coerente. Na mina concepção, não precisava explicar a forma de transmissão do vírus, mas defender a sua tese inicial. Por que a educação a distância pode promover uma vida acadêmica regular?

Desenvolvimento 2:
De fato, convém mencionar, que, [8] a maioria das pessoas que podem ter acesso à educação à distância , [9] são estudantes de uma rede privada de ensino. Além disso, este fator atrasaria a formação de profissionais e afetaria indiretamente a economia do País [10] ,que carece de oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, somente indivíduos com uma boa qualidade de vida e livre acesso a internet desfrutariam deste meio.

[8] Uso proibido de vírgula (oração subordinada substantiva).
[9] Uso proibido de vírgula (oração subordinada substantiva).
[10] Uso da inicial minúscula.


Comentário: Seu primeiro período ficou bastante confuso pela justaposições de orações. Vou reescrevê-la: "De fato, a maioria das pessoas que tem acesso à educação a distância são estudantes da rede privada de ensino". Além disso, é interessante utilizar dados concretos para defender sua tese. Assim, pode sustentar o que está escrevendo. Como pode comprovar que a maioria dos estudantes que têm acesso à internet é da rede privada? Você indicou na sua introdução que é possível comprovar a possibilidade da vida acadêmica por meio da EaD, porém afirma que a educação a distância é para aqueles que tem boa qualidade de vida e acesso à internet. Essa questão deveria ser mencionada na introdução.

Conclusão:
Em suma, o Ministério da Educação, [11] deve disponibilizar, por meio de verbas estatais, pontos de wi-fi com velocidade rápida e segura em cada bairro, [12]para o livre acesso de todos. Além disso, cabe ao mesmo, investir em plataformas digitais na rede pública de ensino, como também na capacitação de professores para manuzearem [13] corretamente o método EAD.

[11] Não se separa sujeito do verbo. Quem é o sujeito do verbo "dever"?
[12] Uso desnecessário da vírgula.
[13] Atentar para a ortografia.


Comentário: Você a elabora um bom projeto de intervenção para a defesa de sua tese, porém não colocou isso na introdução. Deve rever alguns desvios gramaticais pontuais e elaborar uma estrutura sintática mais clara.

Espero seu comentário. Qualquer dúvida, estou aqui!
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