Primeiramente, é preciso salientar que o déficit na falta de informação e não conscientização da população é uma causa latente do problema. Segundo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, já como base uma lacuna educacional. No que tange à qualidade da água no Brasil, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel, no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para sala de aula .
Em segundo plano, outro fator para a configuração do problema é a falta de fiscalização das grandes indústrias em especial as agricultoras. Segundo Foucault, na sociedade pós moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidos. Diante disso, observa -se que a operação dessas indústrias continuam ativamente a todo vapor, mesmo a falta de tratamento de esgoto e poluição das águas provindas das mesmas são as principais ameaças à qualidade da água.
Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para o primeiro problema, é preciso que escolas em parceria com a prefeitura promovam um espaço de conversa é debate, contando com a presença de professores e especialistas não assunto de meio ambiente. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, afim de que mais pessoas compreendam a importância do tema e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. No que se segue, para o problema ligado as grandes indústrias, é necessário que rigorosa política e novas leis sejam implementadas. Isso pode ser feito através de uma parceria entre a Agência Nacional das Águas, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e os Estados brasileiros, fazendo com que as indústrias sejam mais responsáveis e façam ações direcionados à preservação da quantidade e da qualidade da água. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil com uma qualidade de vida melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada