Primeiramente, é preciso destacar que o silenciamento da sociedade é uma causa latente do problema.Segundo Foucalt, na sociedade pós-moderna, algumas questões são ocultadas para que estrututas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno de reflexões e debates sobre a gravidez na adolescência no Brasil, o que contribui para o aumento de casos dessa adversidade e a falta de conhecimento da sociedade sobre a questão, dificultanto e tornando sua resolução um caminho com diversos obstáculos.
Em segundo plano, outra causa para constituição da problemática é a fragilidade e precariedade do papel da escola. De acordo, com Kant o homem é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange a gravidez precoce no Brasil, observa-se uma forte influência desse dilema,uma que vez a escola não tem cumprido o seu papel de reverter e prevenir esse tipo de problema, através de questionamentos e debates dentro e fora do ambiente da sala de aula
Com isso, o Ministério da educação juntamente
com especialistas da área da medicina e psicologia devem elaborar um plano de ação a fim de aplicar em todas instituições públicas e privadas com a utilização de palestras e materiais didáticos para disponibilização do jovens com intuito de conscientizar sobre as questões em torno da gravidez levando em consideração aspectos econômicos, educacionais, sociais e psicológicos e por meio disso minimizar o silenciamento e a falta de conhecimento da sociedade sobre a temática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.