Em primeiro lugar, a falta de recursos é um desafio crítico. Muitas instituições que compõem esse sistema, como os conselhos tutelares e abrigos, frequentemente operam com orçamentos limitados. Isso resulta em uma infraestrutura precária, falta de profissionais qualificados e insuficiência na capacidade de atendimento.
Além disso, a burocracia excessiva é um obstáculo à agilidade e eficiência do sistema. Processos morosos para adoções, falta de integração entre os órgãos responsáveis e excesso de documentação dificultam a resolução rápida de casos críticos.
A falta de conscientização da sociedade é outro desafio significativo. Muitas vezes, a população não compreende a importância do sistema de proteção à infância e adolescência e não denuncia situações de abuso, negligência ou exploração. Isso dificulta a identificação e intervenção precoce em casos de risco.
A judicialização excessiva é um problema que afeta a eficiência do sistema. Quando a resolução de conflitos entre famílias e crianças/adolescentes é levada aos tribunais, a demora e a complexidade dos processos prejudicam a tomada de decisões no melhor interesse da criança.
A falta de políticas preventivas é um desafio crucial. O sistema muitas vezes age de forma reativa, intervindo apenas quando os problemas se tornam graves. Políticas públicas que abordem causas subjacentes, como pobreza, falta de acesso à educação e saúde, são essenciais para prevenir situações de risco.
Por fim, a capacitação inadequada de profissionais é um desafio que afeta diretamente a qualidade do atendimento. Muitos profissionais que trabalham no sistema de proteção à infância e adolescência carecem de treinamento especializado, o que compromete sua capacidade de lidar com casos complexos.
Em conclusão, o sistema de proteção à infância e adolescência enfrenta uma série de desafios que precisam ser enfrentados para garantir o bem-estar das futuras gerações. É crucial alocar recursos adequados, simplificar os processos, promover a conscientização, reduzir a judicialização, implementar políticas preventivas e investir na capacitação de profissionais. Somente assim poderemos assegurar um ambiente seguro e saudável para as crianças e adolescentes, construindo um futuro mais promissor para nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.