Sob esse viés, os Princípios Gerais de Higiene Alimentar do Codex Alimentarius (FAO 1998), designa o termo alimento seguro como mantimento que, quando consumido não acarrearia danos à saúde do consumidor; ademais engloba práticas que garantem a qualidade do alimento desde a produção até ao consumo, para que ele não apresente riscos à saúde do indivíduo.
Além do mais, ressalta-se que a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) define Segurança Alimentar não só como garantia de que as famílias tenham acesso físico, econômico regular e permanente a um conjunto básico de alimentos em quantidades e qualidades significantes que atendam aos requerimentos nutricionais, mas também o direito as cestas básicas as quais contém produtos essenciais para o bem estar e uma boa alimentação. Porém a segurança alimentar está sendo afetada de diversas maneiras, entre os fatores estão as mudanças climáticas, escassez de combustíveis fósseis e a perda de biodiversidade os quais tem contribuído para o aumento dos preços dos grãos, elevando assim o número de famintos no mundo.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar introduzir medidas para melhorar a segurança nutricional e apoiar a realização progressiva do direito à alimentação adequada, por meio do monitoramento e avaliação das políticas públicas de segurança alimentar, visando garantir condições de acesso a alimentos básicos de qualidade para todos. Tendo como objetivo proporcionar melhorias aos agricultores familiares e realizar a distribuição de alimentos as populações carentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada