Avatar do usuário
Por Pxvesq
Quantidade de postagens
#119164
[mention]mduartt[/mention], obrigada pela correção, me ajuda a ver que estou no caminho certo. 🩷
0
Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119177
Olá, tudo bem? Vou comentar alguns aspectos observados em seu texto. Sinta-se a vontade para discordar. 💜


No livro “O diário dos Escritores da Liberdade” escrito por Erin Gruwell, são retratados os entraves enfrentados por uma professora para que seus alunos,( virgula separando sujeito de predicado) recebam uma educação de qualidade. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, observa-se que existem impasses na educação contemporânea brasileira. Desse modo, conclui-se que essas dificuldades ocorrem devido à falta de investimento adequado à educação e problemas socioeconômicos.

Observações: Na minha opinião você poderia ter invertido as teses, colocando os problemas socioeconômicos antes da falta de investimento para que a linha de raciocínio ficasse mais coerente. Além disso, na minha opinião, você poderia ter detalhado mais o repertório.

Primeiramente ( não é mais considerado um conectivo) , é importante analisar que a falta de infraestrutura compromete o acesso à aprendizagem no Brasil. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o ensino de qualidade, os problemas associados à falta de equipamentos primordiais para nas instituições escolares ultrapassam a esfera financeira, haja vista que a demanda por materiais essenciais para ministrar aulas é incompatível com a "disponibilidade" ( o que seria essa disponibilidade? Sugiro fazer uma troca de palavras aqui ) ofertada pelos órgãos responsáveis, o que torna o processo lento e burocrático. No entanto ( conectivo empregado de forma errada, no entanto é sinônimo de mas ), essa situação dificulta a garantia de aulas de qualidade, contrariando o que está estabelecido pela Carta Magna. Conforme Pierre Bourdieu, o qual afirma que a "violência simbólica" se expressa quando uma determinada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos, fato semelhante à falta de educação qualificada no País ( Esse repertório ficou meio aleatório no texto :( ).

Observações: O D1 está bom, só basta aperfeiçoar os pontos que citei a cima!


Ademais, problemas socioeconômicos
contribuem para o desinteresse dos alunos, ( Aqui deveria ter vindo um ponto para concluir o tópico frasal) pois desde idade tenra eles sentem necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas de casa, mas enfrentam dificuldades para correlacionar o trabalho e estudos, resultando na desmotivação e desistência, como também a falta de cuidados principais com a saúde, higiene e matérias escolares, podem gerar constrangimento nos alunos e afetar sua disposição em frequentar as aulas. De acordo com uma pesquisa da Politize, a pobreza é a 6º maior causa do abandono escolar, devido à falta de itens essenciais para uma participação digna na escola. Todavia, essas questões não consideradas de extrema importância para serem resolvidas ( esse trecho ficou um pouco confuso ), mas elas devem ser abordadas para garantir oportunidades educacionais igualitárias para todos os alunos.

Observações: Sugiro que você coloque os repertórios logo após o tópico frasal porque além de ser mais fácil pra relaciona-lo com o tema também acaba sendo mais direto, mas isso é apenas uma sugestão.

Portanto, medidas devem ser elaboradas para minimizar essa problemática. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por proporcionar educação qualificada no Brasil, promover melhorias na educação, como criação de laboratório e bibliotecas em todas as escolas do país, por meio de verbas governamentais, a fim de incentivar e promover interesse dos alunos para que haja participação efetiva deles, bem como oferecer aulas mais elaboradas e criativas. Outrossim, urge ao Ministério da Cidadania, por meio de verbas governamentais, proporcionar uma ajuda financeira para famílias em situação precária, permitindo que elas possam realizar atividades essenciais para frequentar as escolas com dignidade. Em suma, poderíamos ( poderíamos fica muito no campo das ideias. Eu substituir por " é necessário termos.." )ter uma educação igualitária e de qualidade, como é merecido "aos" ( eu substituiria por "pelos") alunos da obra retratada e pelos("os") alunos ( não é necessário repetir a palavra "aluno") da atual sociedade brasileira, pois à educação é elemento importante na construção de caráter e aprimoramento da convivência em sociedade.

Enfim, você está no caminho certo só basta se aperfeiçoar na estrutura, nos conectivos e continuar praticando.

Parabéns! 💜
0
Avatar do usuário
Por Kayokrys
Quantidade de postagens
#119186
Como já corrigiram, está boa! Porém se está treinando para o Enem, atentasse pois está gigante! Acho que nem sei fizer uma letra pequena cabe tudo. Lembra que quantidade não é qualidade!
Ainda assim, parabéns!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
189 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
92 Exibições
por Murilo15
1 Respostas 
156 Exibições
por pinschercaca
0 Respostas 
106 Exibições
por Ingridfelix4
0 Respostas 
88 Exibições
por Sofi73
0 Respostas 
104 Exibições
por Juliad4
0 Respostas 
61 Exibições
por Kaikai
3 Respostas 
549 Exibições
por luiza444
0 Respostas 
94 Exibições
por Erisvaldo
1 Respostas 
128 Exibições
por Erisvaldo
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM