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Por Juliad4
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"Ensaio sobre a Cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramogo é verificada na importância das unidades básicas de saúde no Brasil, que são locais de atendimento básico e gratuito para a saúde da sociedade. Com isso, emerge um problema sério em virtude da desigualdade social e da baixa resolutividade dos serviços de saúde.

Nesse cenário, ressalta-se de início, que a desproporção social é um dos problemas. Segundo a professora Phyllis Chesler, "Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoas apenas se ela existe para todas as pessoas". De fato, a falta de democratização a saúde tem papel fundamental para as unidades básicas de saúde no Brasil, visto que não são todos que tem acesso à saúde. Assim, urge que a sociedade reconheça e busque os seus direitos ao acesso à saúde.

Ademais, outro fator influenciador é a baixa resolutividade aos serviços de saúde. Para John Locke "O Estado é responsável pelo bem-estar coletivo". Tal falta de solução de serviços de bem-estar a todos está presente na importância das unidades básicas de saúde, uma vez que o Estado deve solucionar os serviços de saúde. Dessa forma é preciso a resolutividade dos serviços para superar o problema.

Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, O Ministerio da Saúde- Orgão responsável pela administração da saúde pública no Brasil-, deve garantir que todos tenham acesso às unidades de saúde, melhorando o atendimento por meio de aprimoração ao acesso de saúde, a fim de que todos serão atendidos. Tal ação pode ser divulgada nos meios digitais para chegar a mais pessoas. Dessa maneira, será possível superar a Cegueira social de que Saramogo falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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