Em primeira análise é possível observar que a despeito da implementação de leis para assegurarem a qualidade de vida dos cidadãos surdos( tendo como exemplificação, o parágrafo único do artigo 27 da lei de número 13.146 - É dever do Estado, da família, da comunidae escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação-), é improcedente afirmar que os surdos desfrutam plenamente de seus direitos como cidadãos; tendo suas dignidades violadas desde seus primeiros anos de vida, uma vez que o Estado e a sociedade como um todo não oferecem com totalidade o amparo necessário para os mesmos.
Nesse viés, é indispensável salientar que a formação educacional dos surdos enfrenta diversos desafios no Brasil, devido principalmente à precariedade da estrutura de ensino básico oferecida , o preconceito da sociedade, à escassez e à má distribuição de escolas públicas com acessibilidade e profissionais capacitados para acolher e devidamente orientar não somente aos estudantes, outrossim, aos familiares dos mesmos para que haja um desenvolvimento contínuo da aprendizagem, de maneira inclusiva, não havendo discriminação entre os outros estudantes.
Ademais com a conclusão do ensino básico estes problemas não se encerram, de outro modo, acompanha-os ao longo de suas vidas acadêmicas e laborais; uma vez que poucos recursos são oferecidos para que a pessoa surda tenha assegurado o seu direito ao trabalho como determina o artigo 23 da declaração universal dos direitos humanos, ressaltando que os programas de cotas e vagas de estudos e emprego oferecidas por instituições públicas e privadas não são suficientes para atender a demanda social.
Em virtude dos fatos mencionados, é indubitável a necessidade de que medidas sejam para combater a exclusão social e educacional dos surdos; tais como programas governamentais de incentivo à contratação dos mesmos pelas empresas privadas, e de acompanhamento para assegurar a empregabilidade destes também em órgãos públicos, a implementação do ensino da linguagem brasileira de sinais nas escolas desde o ensino fundamental , e a incrementação de palestras, debates e eventos pedagógicos para conscientização da sociedade, haja vista que o preconceito social , enfrentado cotidianamente pelos surdos,é um dos maiores desafios à ser vencido no processo educacional destes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada