Em consonância a isso a Base Nacional Comum Curricular possui dois estruturantes para a organização intencional das práticas pedagógicas: as interações e as brincadeiras. A partir desses eixos a criança interage e brinca criando uma gama de aprendizagens que contribui para seu desenvolvimento integral, com isso toda atividade explorada na educação infantil precisa ser norteada pelas interações e brincadeiras.
Ademais o brincar que autora era interpretado apenas como um passatempo, hoje com o advento do Estatuto da criança e do adolescente é reconhecido como um direito da criança. Segundo Oliveira o brincar não significa apenas divertir-se sem fundamento e ação, as brincadeiras são formas complexas para o desenvolvimento comunicacional juvenil e com isso a criança explora o mundo a sua volta.
Conclui-se que a criança cujo o educar, cuidar e o brincar foram estruturados na educação infantil possui como uma base sólida de repertório para o desenvolvimento afetivo, motor, social dimensões essas o dispensáveis para um futuro promissor. Assim, as atividades de socialização estimulam a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento integral dos pequenos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada