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Por Is456b5
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Promulgada em 1988, a Constituição Federal vigente assegura direitos fundamentais para a democracia e vida digna de seus cidadãos. Porém, o trabalho infantil na realidade brasileira e suas consequências, como a negligência governamental interferem no sistema harmónico do Estado brasileiro. Dessa forma, para mediar a conjuntura, é essencial enunciar os pilares dessa problemática: o fator social e a ineficácia governamental.

Diante desse cenário, é preciso explorar o quesito sociocultural e as suas implicações na temática. De acordo com Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico". Sob tal perspectiva, no Brasil, a passividade na reflexão crítico do brasiliano sobre o tema destoa do progresso bourdieuseano e, com efeito, forma cidadãos sem interesse em resolver a matriz desse quesito. Consequentemente, essa ausência de autocrítica funciona como base para a intensificação de jovens estarem no mercado de trabalho, fato que viola, novamente, a Constituição Federal. Destarte, analisar críticamente as relações sociais de um povo é essencial para dirimir o revés.

Ademais, convém destacar as falhas estatais. A esse respeito, John Rawls, na teoria do Pacte Social, enfatizou o Estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os Impactos da exploração da criança e do adolescentes contrastam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com o enredo, tendo em vista a problemática em tese. Com isso, é inadmissivel a inoperância das esferas de poder no que tange à mitigação do viés.

Portanto, entende-se que o trabalho infantil na realidade brasileira é um obstáculo intrínseco de raizes culturais e governamentais. Logo, o Ministério das Comunicações, por intermédio da coparticipação de programos midiáticos de alta audiência, deve discutir e elucidar o assunto, com o objetivo de mostrar as principais sequelas do problema e, de forma detalhada, orientando os espectadores a respeito do impasse discutido. Feitos esses pontos, com a criticidade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rawls, a sociedade brasileira terá uma vida digna, como prevé a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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