Sob esse viés, é fulcral pontual que um dos principais fatores que leva crianças e adolescentes a ingressarem no mercado de trabalho precocemente é a situação de pobreza e miséria familiar. Conforme atesta uma pesquisa públicada pelo IBGE, 42,2% das crianças que trabalham no Brasil são da região do nordeste, evidenciando a carência de infraestrutura no estado. Isso por sua vez, mostra-se visível a que o ciclo de pobreza familiar induz menores a recorrer ao trabalho informal na tentativa de completar a renda de sua moradia, fazendo com que percam seus direitos como crianças, sendo eles lazer e estudos. Desse modo, torna-se fundamental a análise dessa conjuntura, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Ademais, é imperativo ressaltar a educação de baixa qualidade como promotor desse problema, intensificando a possibilidade de evasão escolar e consequentemente aumentando a ingresão de jovens no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, Nelson Mandela, afirma que, “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”. Contudo, a realidade vivida pela camada mais carente da população escancara uma desigualdade de oportunidades no acesso à educação, o que leva a crer que a escola pouco agrega ou oferece poucas perspectivas de futuro. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Infere-se portanto, a necessidade da mitigação dos entraves em prol da diminuição do trabalho infantil no Brasil. Assim cabe ao poder público, em parceria com a UNICEF, órgão com o intuito de promover os direitos o bem-estar das crianças. Por meio de, palestras e debates, desenvolver formas de fiscalização eficientes com a finalidade de evitar a prática do trabalho infantil e assegurar a efetivação dos direitos referentes a vida, como defende a UNICEF. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo, o impacto nocivo desse problema e a coletividade alcançará a “Utopia” de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada