em primeira análise, é fulcral a compreensão em torno do debate da exploração do trabalho infantil, tendo como agravante à desigualdade social que atinge a camada mais baixa da sociedade. Segundo o IBGE, os números de crianças e jovens trabalhando passam de 5.4 milhões, com a maioria concentrada na região do nordeste. Diante disso o propulsor dessa perspectiva é o ciclo da pobreza família, no qual seduz os menores a tentar a complementar a renda de sua moradia, recorrendo a trabalhos informais, como o comércio ambulante, deixando de lado seus direitos de criança, como os lazeres e estudos. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, é imperativo ressaltar a escassez da atuação do poder público sob essa problemática, tendo carência na fiscalização desses crimes. Segundo Thomás Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil, devido à falta de infraestrutura do estado em uma fiscalização qualificada, propiciando o crescimento do índice do trabalho infantil. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim do pleno funcionamento da sociedade.
Por fim, diante dos desafios supramencionado, é necessário a ação conjunta do estado e da sociedade para mitiga-los. Nesse âmbito cabe ao poder público na figura do governo federal, em parceria com o conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente (CONANDA). Por intermédio de palestra e debates, desenvolva formas de fiscalização eficientes, afim de privar a entrada dos jovens nesse delito e garantir uma vida digna a todos, como prevê a constituição federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.