Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante nos conflitos incansáveis em relação ao trânsito no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia sob a prisma da salvaguarda da mulher no contexto da Lei Maria da Penha. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que a insuficiência legislativa potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua escrita "O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Diante de tal exposto, com frequência, Nota-se a inadequada execução dessas disposições legais, tais como o afastamento do agressor do lar, a proteção do patrimônio da mulher agredida e a proibição do agressor de frequentar locais específicos, como a residência ou o local de trabalho da vítima. . Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater a insuficiência legislativa, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, é necessário fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha, oferecendo treinamento e conscientização aos profissionais envolvidos. Investir em recursos adequados e promover a colaboração entre órgãos governamentais, ONGs e a sociedade são medidas essenciais para garantir a segurança das vítimas, mediante a estabelecer canais de comunicação eficientes entre órgãos governamentais, ONGs e profissionais é crucial para coordenar respostas ágeis. A capacitação contínua dos envolvidos, como policiais e assistentes sociais, é fundamental para uma atuação sensível e eficaz. A alocação adequada de recursos financeiros e humanos é essencial para fortalecer os serviços de apoio às vítimas. Além disso, a conscientização pública, por meio de campanhas educativas, é vital para promover uma cultura de respeito, igualdade e rejeição à violência de gênero. Esses elementos combinados formam uma base sólida para erradicar a violência contra a mulher e construir uma sociedade mais justa. Tal ação terá como finalidade garantir a segurança e a paz contra a mulher. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.