Avatar do usuário
Por PedroAlex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126859
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que as repercussões da Lei Maria da Penha na segurança da mulher são notáveis representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a insuficiência legislativa impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante nos conflitos incansáveis em relação ao trânsito no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia sob a prisma da salvaguarda da mulher no contexto da Lei Maria da Penha. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.


Ressalta-se, ademais, que a insuficiência legislativa potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua escrita "O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Diante de tal exposto, com frequência, Nota-se a inadequada execução dessas disposições legais, tais como o afastamento do agressor do lar, a proteção do patrimônio da mulher agredida e a proibição do agressor de frequentar locais específicos, como a residência ou o local de trabalho da vítima. . Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater a insuficiência legislativa, visto que é uma das causas fundamentais do problema.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, é necessário fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha, oferecendo treinamento e conscientização aos profissionais envolvidos. Investir em recursos adequados e promover a colaboração entre órgãos governamentais, ONGs e a sociedade são medidas essenciais para garantir a segurança das vítimas, mediante a estabelecer canais de comunicação eficientes entre órgãos governamentais, ONGs e profissionais é crucial para coordenar respostas ágeis. A capacitação contínua dos envolvidos, como policiais e assistentes sociais, é fundamental para uma atuação sensível e eficaz. A alocação adequada de recursos financeiros e humanos é essencial para fortalecer os serviços de apoio às vítimas. Além disso, a conscientização pública, por meio de campanhas educativas, é vital para promover uma cultura de respeito, igualdade e rejeição à violência de gênero. Esses elementos combinados formam uma base sólida para erradicar a violência contra a mulher e construir uma sociedade mais justa. Tal ação terá como finalidade garantir a segurança e a paz contra a mulher. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126874
E aí? Tudo em ordem?

Vou corrigir sua redação, mas só avisando que sou apenas um universitário. Logo, posso cometer erros

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA LEI MARIA DA PENHA NA SEGURANÇA DA MULHER.

Autor(a): @PedroAlex

INTRODUÇÃO:

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo [Contextualização]. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que as repercussões da Lei Maria da Penha na segurança da mulher são notáveis representa [construção de frase estranha - esqueceu algum termo pra relacionar as ideias] um problema que não recebe a devida atenção no território nacional [Apresentação do Tema]. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a insuficiência legislativa impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. [Tese]

Comentários: uma intro bem grande, mas conta com os 3 elementos, isso que importa. Ótimo, só cuidado com a construção das frases.


Obs: já que posto o resto da correção e a nota

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126876
DESENVOLVIMENTO 1


Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante nos conflitos incansáveis em relação ao trânsito[??? - está falando de trânsito no sentido de frequência de ocorrência? Por que se for, por favor, deixe BEM CLARO] no Brasil [Tópico Frasal]. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados [Contextualização]. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia sob a prisma da salvaguarda da mulher no contexto da Lei Maria da Penha [Nos comentários vou sugerir algo sobre esse trecho [Argumentação]. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática. [Finalização]

Comentários: sobre o trecho "a passividade do Estado distancia sob a prisma da salvaguarda da mulher no contexto da Lei Maria da Penha.". Cara, eu tive que ler esse trecho duas vezes. E você num vai querer que o corretor do ENEM leia um trecho duas vezes. Antes de usar construções sofisticadas, prese pele boa compreensão do que é dito. Um texto sem fluidez é ruim de ler, desconfortável, seja por erro no uso de conjunções ou por escolhas inapropriadas de palavras. Alternativas:
"A passividade do Estado manifesta-se no distanciamento, sob a perspectiva da salvaguarda da mulher, no contexto da Lei Maria da Penha" - uma maneira um tanto mais clara, mas vc pode fazer melhor ainda.
No mais, a argumentação poderia ser mais profunda. Como ocorre esse distanciamento? Quais suas raízes e consequências? Exemplos do distanciamento, etc.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126877
DESENVOLVIMENTO 2

Ressalta-se, ademais, que a insuficiência legislativa potencializa esse cenário [Tópico Frasal]. Nesse viés, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua escrita "O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão" [Repertório]. Diante de tal exposto, com frequência, N(n)ota-se a inadequada execução dessas disposições legais, tais como o afastamento do agressor do lar, a proteção do patrimônio da mulher agredida e a proibição do agressor de frequentar locais específicos, como a residência ou o local de trabalho da vítima. [dois pontos contínuos?]. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país [Argumentação]. Dessa forma, é imprescindível combater a insuficiência legislativa, visto que é uma das causas fundamentais do problema. [Finalização]

Comentários: aqui tem mais argumentação, entretanto tem uma ambiguidade. Na primeira lida da argumentação entendi que você disse que algumas ações (tais como afastamento do agressor e proteção de bens) não feitas efetivamente. Mas na segunda lida, eu também entendi que essas medidas são inadequadas kkkkkkk (o que seria uma afirmação problemática). Mas ae, não vou pegar no pé com isso. Só cuidado com ambiguidades.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126879
CONCLUSÃO

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado (AGENTE) - em sua função de promotor do bem-estar social [DETALHAMENTO], é necessário fortalecer (AÇÃO) a aplicação da Lei Maria da Penha, oferecendo treinamento e conscientização aos profissionais envolvidos. Investir [AÇÃO 2] em recursos adequados e promover a colaboração entre órgãos governamentais, ONGs e a sociedade são medidas essenciais para garantir a segurança das vítimas, mediante[MEIO] a estabelecer canais de comunicação eficientes entre órgãos governamentais, ONGs e profissionais é crucial para coordenar respostas ágeis. A capacitação contínua dos envolvidos, como policiais e assistentes sociais, é fundamental para uma atuação sensível e eficaz. A alocação adequada de recursos financeiros e humanos é essencial para fortalecer os serviços de apoio às vítimas. Além disso, a conscientização pública, por meio de campanhas educativas, é vital para promover uma cultura de respeito, igualdade e rejeição à violência de gênero. Esses elementos combinados formam uma base sólida para erradicar a violência contra a mulher e construir uma sociedade mais justa. Tal ação terá como finalidade [FINALIDADE] garantir a segurança e a paz contra a mulher. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.

Comentários:
1. " Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, é necessário fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha, oferecendo treinamento " --- Cabe ao estado é necessário fortalecer? Creio que seria assim: cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha, oferecendo treinamento - sem o "é necessário".
2. Sobre o trecho grifado, poderia escrever de forma a evitar a repetição de termos em distância curta. No mais, contem os 5 elementos.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126880
Nota: 800

C1:120
C2:160
C3:120
C4: 200
C5:200

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126881
Comentários finais
Seu texto é enorme, mais de 3 mil caracteres, consegue por isso 30 linhas da folha do Enem que é meio reduzida? Também, você dedicou muito esforço na intro e conclusão, são enormes, estão boas, mas não é necessário tanto, poderia economizar linha de ambos e dedicar mais na sua argumentação. Eu nem marquei todos os elementos da conclusão pq tinha muitos.

Boa sorte, mano. Fé na caminhada.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por EllieW
Quantidade de postagens
#126893
Oiii, tudo bem?
Sua redação está ótima, dá para perceber que se esforçou.
Entretanto, há alguns pontos que eu gostaria de te mostrar e talvez ajudar:
1° já li outras redações sua e percebi que você sempre usa os mesmos repertórios, não que isso seja algo totalmente negativo, porém gostaria de te recomendar a explorar mais, tem muitos outros repertórios e que poderiam te auxiliar no seu aperfeiçoamento de escrita e argumentação.
2° dá para perceber que você tem um vocabulário rebuscado, todavia não precisa prezar por construções muito sofisticadas porque isso pode tornar seu texto cansativo e não condiz com a estrutura em geral.
Lembra-se: isso é uma redação e não um documento jurídico, às vezes, “menos, é mais”.
Enfim, acredito que esses pontos sejam essenciais e deveriam ter um olhar mais cuidadoso.
Espero ter ajudado, não pare de exercitar sua escrita e boa sorte!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
268 Exibições
por Alunmel
0 Respostas 
87 Exibições
por Thailaneq
0 Respostas 
88 Exibições
por vitoria332
Lei Seca
por Edcarlos    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por Edcarlos
0 Respostas 
89 Exibições
por Edcarlos
0 Respostas 
174 Exibições
por NAYYYzinha
0 Respostas 
93 Exibições
por mhelena347
0 Respostas 
109 Exibições
por isavxs
1 Respostas 
126 Exibições
por Medm
Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil
por RayaneSC    - In: Outros temas
2 Respostas 
206 Exibições
por RayaneSC

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM