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Por Adrianoohta
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Albert Eisnten salientou a ideia de que o corpo social possui todos os recursos necessários para suprir quaisquer contratempos. Todavia, quando se observa a falta de reconhecimento pelo trabalho exercido pelas mulheres no ambiente doméstico brasileiro é nítido que a premissa de Eisnten apresenta entraves para sua consumação. Assim, observa-se a necessidade de discutir sobre a falta de debate na sociedade e a influência midiática diante desse contexto.
Inicialmente, é importante pontuar a falta de debate sobre a temática. Diante disso, na obra “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, o autor utiliza o termo “cegueira branca” para referir-se à nação que finge não enxergar os problemas presentes em seu meio social. Externo a literatura, a sociedade contemporânea vai ao encontro do que exposto por Saramago, dado que, no Brasil a sociedade tem um olhar pouco voltado sobre o problema, gerando a falta de debates satisfatórios.

Ademais, é imprescindível ressaltar a influência midiática diante dessa problemática. Nesse sentido, o filósofo Pierre Bordieu comenta que o que foi criado para ser instrumento de democracia, não pode ser convertido em mecanismo de opressão. Logo, observa-se que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de conscientização do problema supracitado, influencia o silenciamento midiático, apresentando dificuldades para solucioná-lo.

Por conseguinte, deve-se conscientizar o corpo social, fomentando a importância do trabalho das mulheres em suas residências. Portanto, o Governo, em todas as suas esferas, deve conscientizar a população para se ter um reconhecimento maior do trabalho domestico. Além disso, as mídias devem separa um espaço em suas programações para debater o problema exposto. Só assim a premissa de Einsten será alcançada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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