Diante desse cenário, nota-se inoperância governamental como fator agravante dos conteúdos violentos nos ambientes virtuais. De acordo com o filósofo Geoh Hagel "O estado deve cuidar de seus filhos". Todavia nesse contexto, a passividade do estado distância os jovens dos direitos constitucionalmente garantidos á medida que transtornos mentais são a principal causa. Dessa forma, enquanto a máquina pública nigligenciar suas responsabilidades, o problema contínuara.
Ressalta-se que a educação digital potencionaliza esse cenário. Nesse viés, segundo o IBGE, apenas 20% dos jovens tem acesso a esse tipo de instruções, pois nem todos têm condições devido a desigualdade social. Em decorrência disso, matém-se o quadro de ausência sociais efetivas no que tange a reversão desse contexto, fragilizando, com isso a cidadania. Dessa forma, é imprescindível combater a desigualdade social visto que é umas das principais causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado estabelecer um programa de educação social e digital por meio de Escolas. Tal ação terá como finalidade diminuir a quantidade de jovens expostos a conteúdo violentos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada