sociedade de Nova lorque, praticando discursos de ódio e cyberbullying, afetando psicologicamente suas vítimas. Nesse contexto, é possível associar a verosimilhança entre a ficção e a realidade da
juventude brasileira diante dos impactos na saúde e
segurança ao serem expostos a conteúdos violentos
em ambientes virtuais à ausência de educação
digital e a manipulação midiática. Segundo o IBGE,
No Brasil, 13% dos adolescentes já se sentiram
ameaçados, humilhados e ofendidos em redes
sociais ou aplicativos, esse resultado faz com que
muitos se tornem depressivos e tenham autoestima baixa. Desse modo, é necessária a análise dessas causas, a fim de fazer valar a Carta Magna.
De início, é indispensável destacar a falta de um ensino sobre as mídias sociais, no qual muitas crianças e adolescentes utilizam as redes sociais sem nenhuma orientação e com livre acesso a diversas informações, incluindo as que não recomendadas para as suas respectivas idades, ficando vulneráveis a situações de violência. Para o sociólogo Edgar Morim, o método de ensino deve ser pautado na multiplicidade de saberes, ou seja, as disciplinas passadas pela sociedade não
deveriam apenas serem conteudistas, e sim
preparar para os problemas reais do mundo. Dessa
forma, em decorrência de uma falha dos educandos, a problemática perdura no país.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a manipulação midiática, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fato a que contribui para esse tema. Para entender tal ponto, é justo relembrar a série Control Z", da Netflix, que relata sobre um perfil farsante, aonde o autor do crime cibernético ameaça adolescentes mediante um aplicativo, utilizando segredos para manipular esses jovens para conseguir tudo o que desejava, além de submetê-los a eventos constrangedores, resultando em danos mentais nos jovens expostos ao ocorrido.
Sob essa ótica, pode-se asseverar que as redes em danos mentais nos jovens expostos ao ocorrido. Sob essa ótica, pode-se asseverar que as redes sociais possuem uma infraestrutura precária, com baixa segurança, tornando seus usuários debilitados e sem privacidade, resultando em perigos massivos podendo afetar a vida pessoal, gerando depressão, ansiedade e até mesmo no desenvolvimento do indivíduo.
Frente a tal barreira, faz-se urgente, pois, o Ministério da Comunicação, cujo dever, é o planejamento e a regulamentação da gestão da telecomunicação do país, junto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em parceria com as empresas responsáveis pela administração de aplicativos e sites, devem concretizar as ações de alta segurança em seus programas, aumentando a política de restrição para evitar conteúdos inapropriados, disponibilizando maneiras
simplificadas para realizar denúncias e garantir que
os praticantes de ações ilegais sejam punidos pela
lei. Ademais, é conveniente que familiares das crianças e dos adolescentes tomem conhecimento
do que esses pequenos estão fazendo no meio digital evitar a violência digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.