A carência de uma boa educação tem sido um dos fatores cruciais para os agravamentos desse problema. A tecnologia em si veio para contribuir para a conquista de novos mundos e revoluções na sociedade, porém é percebível que a ausência da educação para conscientizar a todos dessa tecnologia contribuiu e contribui para o avanço de uma tecnologia prejudicial a todos que à usam. Portanto, é necessário que haja uma conscientização por todos que usufruem dessa poderosa ferramenta.
Ademias, é notório à ausência do estado enquanto autoridade máxima de uma nação para criação de leis que fiscalizem o uso da tecnologia, haja vista que os ambientes virtuais são considerados uma ‘terra sem leis’ por muitos que usam de forma incorreta, prejudicando a saúde física e psicológica, principalmente dos jovens da atualidade que são os que mais fazem uso ferramenta. Por fim, é necessário que o estado atente-se a essa demanda para que os ambientes virtuais não sejam ‘terras sem leis’.
Assim, é necessário que o governo, necessariamente o ministério da educação e o plenário, tome medidas cabíveis para resolução para sanar tal problema social. No âmbito educacional, pode-se criar palestras e movimentos que conscientizem para o bom uso das tecnologias e mostrar os impactos quando usada de forma e incorreta. No ambiente político, é necessário a criação de projetos de leis que combatam esses conteúdos violentos presentes no ambiente tecnológico junto com os sites que conectam todos com o mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.