Dessa maneira, conforme o filósofo grego Epicteto, nota-se a importância da Educação ao ressaltar que somente ela liberta o indivíduo. Entretanto, uma vez que sem estrutura ou adaptação correta no ensino, o deficiente auditivo não consegue se adequar ao ambiente, gerando assim, o abandono escolar juntamente de sua liberdade segundo Epciteto. Além disso, essa situação foi confirmada pela INEP em 2017, onde aponta que nos últimos 5 anos, o número de surdos matriculados em escolas reduziu em torno de 5 milhões.
Ademais, segundo John Locke em sua obra "Contrato social", é de se concluir que ao analisar a exclusão social, há uma violação desse contrato no Brasil, pois os que sofrem com a perda auditiva não enfrentam somente as dificuldades do dia a dia, mas também sociais em relação ao mercado de trabalho. Logo, não tendo amparo da empresa mesmo após capacitado. Dessa forma, violando ao que a Carta Magna garante.
Certamente, para inibir esse preconceito e desamparo a medida de debates frequentes, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, divulgar informações e promover campanhas de autoatendimento aos indivíduos com perda auditiva e sobre eles. Para tanto, auxiliando e conscientizando a população sobre o seu potencial de aprendizado ou em exercer o seu trabalho ser igualmente possível, desde que, com estruturas promovidas financeiramente em parceria com o Ministério da Economia, e uma adaptação do ensino capacitando os professores a uma linguagem de mãos, a Libra. Deste modo, contribuindo no combate a essa intolerância e promovendo a inclusão. Destarte, não apenas em consonância com os princípios da Constituição, mas também refletindo a importância visionária de um futuro igualitário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.