Convém destacar, que a falta de planejamento pedagógico levam a desorganização das aulas e a falta de preparo dos professores ao assunto abordado em aula, e consequentemente a falta de conhecimento dos alunos, que saem do ensino médio sem conseguir interpretar textos simples ou fazer operações matemáticas básicas.
Deve-se ressaltar que a precarização das instituições escolares desestimulam os estudantes e professores. A falta de recursos em sala de aula, desinteresse dos professores ao lesionar, a falta de auxílio nas atividades e falta de atenção nas dificuldades intelectuais, levam a desistência dos estudantes.
Com o intuito de amenizar o crescimento de não alfabetizados, o ministério da educação com o governo do estado deve realizar acompanhamentos ativos nas instituições de ensino público, investir em programas como meio de incentivo para os professores e estudantes. Só assim haverá mudanças e casos como o da música "estudo errado" terá fim.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada