Primeiramente, vale ressaltar que a inoperância das esferas de poder conta como principal causa da diminuição da cobertura vacinal. Isso se dá, pois mesmo que a vacinação seja obrigatória, não há uma fiscalização mais detalhada que possibilite o rastreamento de indivíduos que não cumprem esse quesito. Logo, a omissão Estatal colabora para a queda nos índice de imunização. Essa questão exemplifica a frase do filósofo João Carlos, "A negligência é o sinal do pior resultado no futuro".
Ademais, a falta de informação do corpo social a respeito da importância da vacinação impede a resolução dessa problemática. De acordo com o Ministério da Saúde, as redes sociais foram apontadas por 31% como principal fonte a influenciar as famílias a não quererem vacinar as crianças e 19,8% diz ter medo de eventos adversos. Isso ocorre, pois há, nas mídias, a propagação de notícias inverídicas a cerca da seguridade e eficácia dos imunizantes, além da crença na ideia de que doenças já erradicada não retornarão à sociedade, dando a falsa sensação de segurança. Portanto, nota-se que a desinformação ocasiona a baixa na procura por vacinas.
Com isso, faz-se imprescindível que medidas sejam tomadas para resolver esse impasse. Por isso cabe ao Governo Federal, juntamente ao Ministério da Saúde, investir na localização de não vacinados, com visitas periódicas às residências e escolas, a fim de proporcionar a imunização desses indivíduos. Também, em conjunto ao Ministério da Educação, mostrar a importância da vacinação através de palestras nas escolas, com fito de promover cidadãos mais conscientes. Por fim, o Estado deve divulgar as campanhas de imunização por meio dos veículos mediáticos de ampla abrangência, com o intuito de atrair aqueles que ainda não se vacinaram.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.