Em princípio, é válido salientar a questão supracitada associado a insuficiência do Estado em planejar adequadamente o cenário urbano, no qual motiva a perpetuação de enchentes. Neste contexto, o filósofo italiano Norberto Bobbio, que definiu em "Dicionário de Política" que o Estado precisa cumprir o seu papel de manter os direitos sociais dos cidadãos em segurança, e seria primordial evitar a violação para o bem coletivo. Dessa forma, os indivíduos em risco são afetados pela mazela relacionada a omissão estatal, visto que a sociedade carece de cuidado a construção de cidades com proveitamento citadino. Destarte, enquanto as calamidades vindas pela ineficiência do ser humano for a regra, a resolução será a excessão.
Ademais, ao estimular o torna uma situação com consequências preocupantes [as vítimas, sinônimo]. De acordo com uma reportagem com especialistas do canal jornalístico Blog da Cidadania, os desastres ambientais acometem a sociedade diante do avanço de mais fortes chuvas. Isso é resultado do total desamparo social em que a minoria retratada vivencia, tendo os desafios sendo desabrigados e perdendo toda as conquistas matérias, fora aqueles que, infelizmente, perdem a vida. Logo, é inadmissível que a problemática continue sem uma mudança significava no corpo social dos cidadãos.
Em suma, medidas são necessárias para solucionar a gravidade discutida. Neste âmbito, cabe ao Ministério do Meio Ambiente — órgão responsável por fiscalizar o contexto ambiental do país — em conjunto da sociedade, compreender os meios cabíveis e adicioná-la em prática, como planejar todos os locais urbanos e criar leis onde o procedimento legal seja devidamente cobrado. Tal atitude deve ser tomada de forma que legislação e a organização urbana sejam feitos com eficácia e ao realizar corretamente os processos, pode-se restaurar o respeito a cidadania, conforme a Carta Magna convoca que cada brasileiro possua e exerça.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.