Deve - se notar, que dissemelhança do poder público é uma das causas do tema. Sob esse viés, o jornalista Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidade de papel", diz que as leis brasileiras são efetivas, mas carecem de aplicabilidade. Nessa perspectiva, ao tomar base da ideia sobredita, confirma - se tal ponto de vista no tocante à falha de aplicação da Carta Magna, haja vista, o documento para garantir a uniformidade a todos. Em contrapartida, ainda assim, perdura no país a discriminação social em razão da carência de projetos governamentais. Diante disso, é imprescindível efetuar as garantias constitucionais no presente nacional.
Além disso, vale ressaltar que a desvalorização dos profissionais de ensino básico é outro impasse muito grave da comunidade contemporânea. Segundo o sociólogo John Locke, em sua teoria do Contrato Social é falado que é fundamental os cidadãos renunciarem a seus direitos individuais e conscientizar o poder a uma autoridade na qual depositam confiança e os protege. Paralelamente, a população sobrevive com esse cenário, vivendo em prol de alcançar esses direitos que foram prometidos. Nessa percepção, essa exclusão é marcada por cidadãos de baixa renda, e visto que é uma das profissões essenciais para direcionar o público juvenil ao mercado de trabalho.
Portanto, é essencial serem adotadas medidas para amenizar as problemáticas que a exclusão implementa no corpo social. Para isso, o Estado, no desígnio de educar a sociedade, por recursos midiáticos, a exemplo da televisão, juntamente as tecnologias de informação e comunicações, deve reforçar a importância das políticas públicas - conjunto de processos para assegurar determinado direito da população, visando conscientizar que todos têm os mesmos direitos para ingressar no ensino superior, além disso,valorizar os professores que só figuras essenciais para a nação verde-amarela e findar esse revés. Por fim, com tais ações a carta magna se fará cumprida plenamente no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.