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Por 4nn4izabel
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#120988
Na Constituição Federal brasileira de 1988, garante ao cidadão o direito a educação, incluindo o ensino superior, porém, esta ordem, não vem sido demonstrada em nossa sociedade. Além disso, é perceptível que os principais impulsionadores da problemática são a omissão estatal e a desigualdade social. Com isso, nos mostra a gravidade deste impasse.
A principio, no artigo 6° da Constituição Nacional existe a ordem de ensino, com o superior incluso, para seus cidadãos. Todavia, o direito pré visto se torna um privilegio há aqueles que houveram mais acesso a educação, através de investimento em materiais de apoio, cursos isolados e escolas particulares, assim, tornando instituições de ensino superior lugar de pessoas com condição para um ensino auxiliar. Porém, as que trabalham e estudam ou as sem condição para um estudo fora a parte, não garantem acesso a seu direito, mostrando que há um Estado omissivo.
Ademais, a desigualdade social, também se mostra um dos causadores do problema. Contudo, é perceptível que na nossa sociedade há essa problemática quando alguns jovens com uma boa estrutura financeira tem mais facilidade para entrar numa universidade, pois há uma preparação melhor e mais tempo para o estudo, do que outros que vivem uma jornada dupla, tornando sua qualificação para o vestibular mais deficitária e demorada pelo período dividido entre trabalho e estudo, nos mostrando a injustiça para entrar na faculdade.
Portanto, cabe ao Governo- garantidor dos direitos individuais- através do Ministério da educação, fundar um novo exame para ingressar na faculdade que vise as diferenças entre os estudantes, assim garantindo uma educação superior mais democrática, tornando o direito ao estudo mais abrangente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#121331
Oie, boa noite e desculpa a demora 💕

[A] Constituição Federal brasileira de 1988[sem vírgula] garante ao cidadão o direito [à]educação, incluindo o ensino superior, porém, esta ordem[ sem vírgula] não vem sido demonstrada em nossa sociedade. Além disso, é perceptível que os principais impulsionadores da problemática são a omissão estatal e a desigualdade social. Com isso,[ é preciso discutir ] a gravidade desse impasse.

A princípio( Eu usaria um conectivo como " nesse sentido" ou " diante desse cenário"), no artigo 6° da Constituição Nacional existe a ordem de ensino, com o superior incluso para seus cidadãos(Seria bom usar outro repertório ja que usou a CF na introdução). Todavia, o direito pré visto se torna um privilegio [ para] aqueles que [ tiveram] mais acesso [ a uma educação básica de qualidade ], através de investimentos em materiais de apoio, cursos isolados e escolas particulares, assim,[ as ] instituições de ensino superior [se tornam um ] [local frequentado , na maioria das vezes por ] pessoas com a condição[ financeira/ econômica favorável] [ , pois essas podem investir em ] um ensino auxiliar. Porém,[ os indivíduos que ] trabalham e estudam [ emcontram maiotes dificuldades ] e infelizmente não garantem o seu direito, mostrando que há um Estado omissivo.
( Os seus argumentos são bons e a organização das ideias também, só recomendo deixar mais claro como o Estado se torna omisso, o que ele deveria fazer que não faz? O que o Estado tem a ver com a situação? Ele é culpado pela falta de vagas ?)

Ademais, a desigualdade social, também se mostra como causa do problema. É perceptível que na sociedade brasileira( nunca use "nossa" , o texto deve ser impessoal) os jovens [ bem estruturados financeiramente] possuem maior facilidade para entrar em uma universidade, pois há uma preparação melhor e mais tempo para o estudo,em relação a outros que ,por viverem uma jornada dupla,tornam sua qualificação para o vestibular deficitária e demorada pelo período dividido entre trabalho e estudo. [ Assim, fica evidente que existe uma] injustiça [ no acesso ] à faculdade.
( A argumentação está consistente, só precisa apresentar algum repertório, seria bom dados sobre a porcentagem de vagas/alunos , algo relacionado ao que discutiu)

Portanto, cabe ao Governo( agente) — garantidor dos direitos individuais— (detalhamento do agente ) através do Ministério da [E]ducação, (meio) fundar um novo exame para ingressar na faculdade que vise as diferenças entre os estudantes,( ação) [ com o objetivo de / com a finalidade de / a fim de...] garantir uma educação superior mais democrática e tornar o direito à educação mais abrangente.( objetivo)
( evite gerúndio " indo" " ando" no texto)
( a proposta está completa, 5 elementos essenciais, mas sentir a ação rasa, exemplifique as ações de forma concreta.)

Observações gerais:
Cuidado com erros gramaticais e concordância nominal/ verbal.
Cuidado com virgulas.
Uso equivocado de conectivos
Repetição de palavras como " mais"
Usar generalizações como " todos " " todas "tente trocar por " geralmente" " na maioria dos casos"
Cuidado com redundância. falar com outras palavras a ideia que já apresentou.

É isso....., parabéns pelo texto, o tema foi complexo, bons estudos e novamente desculpe a demora💕
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