A principio, no artigo 6° da Constituição Nacional existe a ordem de ensino, com o superior incluso, para seus cidadãos. Todavia, o direito pré visto se torna um privilegio há aqueles que houveram mais acesso a educação, através de investimento em materiais de apoio, cursos isolados e escolas particulares, assim, tornando instituições de ensino superior lugar de pessoas com condição para um ensino auxiliar. Porém, as que trabalham e estudam ou as sem condição para um estudo fora a parte, não garantem acesso a seu direito, mostrando que há um Estado omissivo.
Ademais, a desigualdade social, também se mostra um dos causadores do problema. Contudo, é perceptível que na nossa sociedade há essa problemática quando alguns jovens com uma boa estrutura financeira tem mais facilidade para entrar numa universidade, pois há uma preparação melhor e mais tempo para o estudo, do que outros que vivem uma jornada dupla, tornando sua qualificação para o vestibular mais deficitária e demorada pelo período dividido entre trabalho e estudo, nos mostrando a injustiça para entrar na faculdade.
Portanto, cabe ao Governo- garantidor dos direitos individuais- através do Ministério da educação, fundar um novo exame para ingressar na faculdade que vise as diferenças entre os estudantes, assim garantindo uma educação superior mais democrática, tornando o direito ao estudo mais abrangente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.