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Por Onbatata
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Em 2012, a criação da lei 12.711 possibilitou a reserva de vagas para pessoas com deficiências, negros, indígenas e alunos de escolas públicas. Na atualidade, mesmo com a criação da lei 12.711, a dificuldade em se manter em uma universidade é ainda um desafio, para algumas pessoas devido a sua condição financeira, para outras a distância de sua cidade até a universidade. Devido a isso, é imprescindível a intervenção governamental e das escolas no desafio de combater as ações afirmativas no Brasil: Avanços e desafios sob a perspectiva da democratização do ensino superior.
Analisando o cenário atual, podemos notar a dificuldade de muitos estudantes para se manterem devido a distância da casa do aluno até a cidade em que está localizada a universidade. É de conhecimento geral que a distância de uma cidade do interior até a cidade onde está a universidade pode ser um problema devido a falta de transporte.
Ao contrário do que se imagina, para conseguir cursar medicina por exemplo, não basta apenas conseguir uma boa nota no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), é crucial refletir que o aluno ao ser aprovado terá também que arcar com grandes gastos durante todo o período de estudos, não apenas com transporte mas também com equipamentos e as necessidades na qual o curso necessita.
Portanto, soluções devem ser criadas para que possam resolver esses desafios, soluções essas que o governo poderia contribuir na criação de alojamentos nas proximidades da universidades para os alunos sem ter gastos com aluguel. Outra solução bastante viável seria a ajuda nos recursos que o curso necessita para o aluno continuar seus estudos. As escolas com as criações de aulas especiais, poderiam ajudar com uma preparação de como conseguir bolsas dentro dos programas da universidade, orientação pra manter os CRA altos e conseguirem uma vantagem ao concorrer a bolsas. Assim, com uma boa base escolar, os alunos cotistas conseguem se atentar e usufruir das oportunidades oferecidas dentro das universidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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