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Por Xamu
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Lei de cotas, lei aprovada em 2012, que possibilitou aos alunos negros, indígenas, de baixa renda e que estudam em escolas públicas a chance de concluir o ensino superior. Essa lei foi criada também para assegurar a diminuição dos preconceitos e do racismo com pessoas negras e indígenas, assim como com pessoas de renda mínima que não têm a possibilidade de pagar para concluir o ensino superior.

Dessa forma, as ações afirmativas no Brasil trazem recursos com o propósito de permitir que pessoas vítimas de discriminação possam ter os mesmos privilégios que os brancos e ricos brasileiros possuem, pois pessoas brancas têm maior facilidade em conseguir algum reconhecimento, enquanto os negros são discriminados apenas por serem negros.

Entretanto, pessoas negras e indígenas que ainda não concluíram o ensino superior, na maioria das vezes, possuem um conhecimento maior do que as pessoas que já concluíram. Tendo como exemplo, se eu for negra e tiver algum parente branco, vou continuar sendo discriminada e sem os mesmos privilégios, pois ela pode ser branca e ser da minha família, mas eu continuarei sendo negra. A mesma situação ocorre com indígenas, pessoas de baixa renda e também pesssoas com deficiência.

Concluindo, as ações afirmativas e a lei de cotas foram criadas para dar a chance a essas pessoas de concluir o ensino superior, pessoas que são tão humilhadas e diminuídas. Portanto, as escolas deveriam abordar frequentemente o tema, e o poder público deveria disponibilizar recursos, como bolsas de estudo, dando mais possibilidades de acesso para todos os jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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