Avatar do usuário
Por edwilope
Quantidade de postagens
#125062
A Constituição Federal, proclamada em 1988, garante a todos os sujeitos bem-estar social. Apesar disso, os direitos dos cidadãos são garantidos apenas no papel uma vez que ocorre a democratização do acesso ao ensino superior, resultando em país cada vez mais desigual. Diante do exposto, é necessário falar sobre a problemática, que são resultados da desigualdade social e do descaso estatal.
Diante desse cenário, percebe-se que a desigualdade social fomenta a permanência do impasse. Sob essa lógica, o célebre filósofo inglês Thomas Hobbes, destaca a obrigação do Estado em assegurar o bem-estar da coletividade. Todavia, esse preceito não está sendo evidenciado na prática, visto que pessoas de contexto socioeconômico vulneráveis não conseguem estudar para sem aprovadas em um vestibular. Nesse sentido, ao invés de promover a qualidade de vida da nação, tais determinações falhas contribuem para um país cada vez mais discrepâncias financeiras. Logo, essa postura estatal precisa de resolução.
Outrossim, é cabível pontuar que para Hannah Arendt, "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". Isso, não acontece na prática, pois percebe-se o descaso estatal. Então, nota-se que a máquina pública não investe nas escolas públicas, logo, por consequência, não formam estudantes capazes de serem aprovados no vestibular. Nesse viés, são alvos de indiferença, padecer do direito a educação.
Portanto, cabe ao Estado investir uma maior parcela do PIB nas escolas públicas. Essa ação irá ocorrer por meio do Ministério da Educação, órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas voltadas a educação. Tal ação tem por finalidade de remediar não somente as desigualdades sociais, mas também o descaso estatal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
152 Exibições
por Brinakjk
2 Respostas 
197 Exibições
por Sabrina00
0 Respostas 
128 Exibições
por anasouza14
1 Respostas 
248 Exibições
por lara13
0 Respostas 
5605 Exibições
por gabit55
0 Respostas 
1594 Exibições
por gabilac
4 Respostas 
460 Exibições
por 4nn4izabel
0 Respostas 
185 Exibições
por Xamu
2 Respostas 
164 Exibições
por PedroAlex
0 Respostas 
95 Exibições
por Carlooss83

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM