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Por lavinnia
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#117525
No filme “Mãos talentosas”, é retratada a história de Ben Carson, que conta sua trajetória até se tornar um dos maiores neurocirurgiões pediátricos do mundo. No decorrer da sua infância, o personagem, juntamente com seu irmão, sofrem diversos episódios de bullying dentro da escola que frequentam. Fora da ficção, a questão do bullying está presente há séculos e vem colocando em risco a saúde mental de muitas crianças e adolescentes que já foram vítimas desse mal. Com base nesse viés, é necessário discutir as causas que levam a perpetuação de casos de intimidação nas instituições de ensino do Brasil.

Em primeira análise, é evidente que a negligência familiar é um fator que colabora para a violência dentro das escolas brasileiras, isso acontece quando uma pessoa desenvolve uma necessidade de chamar atenção por não ser ouvida em sua casa. Tal questão, pode ser observada no filme “Extraordinário”, que mostra como a família possui um papel fundamental no processo de inclusão e socialização de Auggie, que irá frequentar a escola pela primeira vez. Nesse sentido, deve-se considerar o protagonismo familiar, como uma peça fundamental para formação do caráter do indivíduo e suas relações sociais positivas.

Ademais, outra questão a se constatar é que o racismo, muitas vezes, está atrelado a problemas envolvendo intimidação escolar atualmente. A historiadora brasileira, Lilia Schwarcz, em seu livro, “O espetáculo das raças (1996)”, mostra que o racismo no Brasil esteve majoritariamente disfarçado nas práticas sociais, a exemplo o bullying nas escolas, sob o véu de uma falsa “democracia racial”, conceito, na qual, todas as raças viveriam em harmonia por conta da miscigenação presente no país. Com isso, nota-se o quanto essa questão se faz cada vez mais urgente, já que segundo uma pesquisa feita pelo National Center for Education Statistics, descobriu que cerca de 25% dos alunos afro-americanos foram vítimas de bullying nos últimos anos, enfatizando a cor da pele como viés motivador do bullying na sociedade contemporânea.

Portanto, deve haver uma sinergia entre os agentes para resolver este impasse. Dessa forma, o governo em parceria com o Ministério da Educação, órgão responsável por oferecer uma educação de qualidade a todos os cidadãos, devem promover a melhoria do clima escolar, social e emocional, substituindo as punições severas pelo diálogo, investigando os possíveis motivos dos casos de bullying e melhorando a resiliência mental dos alunos. Para tanto, a família deve estar atenta ao comportamento dos jovens e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles. Assim, a resposta será a construção de um ambiente seguro e ideal para as relações sociais de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Pxvesq
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#117530
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nota: 160

O texto apresenta uma escrita formal adequada, com vocabulário diversificado e estruturas gramaticais corretas. Há uma boa fluidez na exposição das ideias e os argumentos são apresentados de forma clara e coerente.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota: 200

O autor compreendeu bem a proposta de redação, que consistia em discutir as causas que levam à perpetuação do bullying nas instituições de ensino do Brasil. O texto desenvolve o tema de maneira consistente, abordando aspectos relacionados à negligência familiar e ao racismo como fatores contribuintes para o bullying. Além disso, o autor faz referências a filmes e livros para embasar seus argumentos, demonstrando um bom repertório cultural.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 200

O autor apresenta informações relevantes ao abordar a negligência familiar e o racismo como causas do bullying nas escolas brasileiras. As referências a filmes e livros contribuem para a argumentação, relacionando as situações fictícias com a realidade. No entanto, seria interessante fornecer dados estatísticos ou pesquisas que comprovem a relação entre esses fatores e a perpetuação do bullying.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 160

O autor utiliza os mecanismos linguísticos adequados para a construção da argumentação. As ideias são articuladas de forma coerente, com uso de conectivos que estabelecem relações entre os argumentos.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota: 200

A proposta de intervenção apresentada é adequada e respeita os direitos humanos. O autor sugere uma sinergia entre o governo e o Ministério da Educação para promover a melhoria do clima escolar, substituindo punições severas pelo diálogo, investigando os motivos do bullying e melhorando a resiliência mental dos alunos. Além disso, destaca a importância da família no acompanhamento dos jovens e na comunicação aberta. A proposta é coerente com a análise dos problemas apresentados ao longo do texto.
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