Primordialmente, é imprescindível ressaltar que a falha na educação dos agressores amplia o quadro atual. Consoante a isso, segundo o filósofo Pitágoras, "Devemos educar as crianças, para que não seja necessário punir os adultos". Seguindo essa linha de raciocínio, entende-se que a ausência de instrução nos ambientes familiares e escolares acerca do respeito ao próximo contribui para ausência do respeito ao próximo. Isso ocorre porque os indivíduos cresçam sem uma orientação adequada sobre o comportamento. Logo, é evidente a importância de um ensino fortificado para alterar essa realidade.
Ademais, nota-se o omissão do assédio como agravante do problema. Referente a isso, sob a perspectiva da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, "Nós percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados". Tal ótica aborda o receio à utilização da voz para denúncia da agressão, consequência do medo imposto nas vítimas da violência. Por conseguinte, a omissão dos casos de bullying causa a invisibilidade das agressões, onde os indivíduos afetados são tomados pelo sentimento de inferiodade aos seus agressores.
Dessarte, fica evidente a necessidade da criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, cabe ao Poder Executivo — na esfera federal — a ampliação de verbas destinadas à fiscalização dos ambientes escolares. Além disso, urge que o Ministério da Educação realize a implantação de um Projeto Nacional de Combate à Violência no Ambiente Educacional, de modo a articular, em conjunto com a mídia socialmente engajada, vídeos e debates com psicólogos que esclareçam o efeito da agressão na vida dos estudantes e informem a importância do uso da voz para a denúncia dos abusos sofridos, a afim de diminuir os casos dessa violência e combater a cultura do silenciamento. Somente assim, o cenário denunciado em "Bullying" será intermediado na sociedade contemporânea.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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