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Por Tau
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No filme "Os Escritores da Liberdade", a protagonista Gruwell, ao chegar na escola pela primeira vez, presencia inúmeros casos de violência física e verbal dentro do ambiente escolar, fato que gera muitos conflitos para ela. Análogamente, fora da ficção, percebe-se que essa situação de bullying se faz presente nas instituições de ensino brasileiras. Dessa forma, é necessário analisar as principais causas desse problema: a falta de empatia nas escolas e a desigualdade social.
Diante desse cenário, é importante ressaltar que a ausência da prática da empatia no ambiente escolar impulsiona o bullying. Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, ao analisar os ambientes escolares do Brasil, nota-se que há muita falta de respeito entre os estudantes. Isso acontece porque as instituições são conteudistas e não se preucupam em trabalhar o desenvolvimento do lado socioemocional e a construção da personalidade do aluno. Em consequência disso, não formam indivíduos capazes de aceitar o modo de ser e as diferenças do próximo. Desse modo, fica evidente a necessidade da criação de valores empáticos no meio escolar.
Além disso, nota-se, ainda, que a desigualdade social também contribui para o agravamento das práticas preconceituosos. De acordo com o pensador brasileiro Ariano Suassuna, o território nacional está dividido em dois países diferentes: o dos privilegiados e o dos despossuídos. Nesse sentido, é possível afirmar que o país dos despossuídos é representado pela parcela da população marginalizada, ou seja, que possui pouco poder aquisitivo e, consequentemente, não é vista da mesma forma que as demais, principalmente no âmbito escolar. Logo, é notório que as diferenças entre as classes sociais inferiorizam as minorias.
Portanto, medidas eficazes são necessárias para reverter esse quadro de exclusão social causado pelo bullying nas escolas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável por todo o sistema educacional brasileiro - inserir, nos colégios, informações para os alunos sobre os malefícios causados pela falta de empatia e respeito, por meio de palestras e rodas de conversa, com o objetivo de amenizar os atos preconceituosos e melhorar a relação entre os discentes. Ademais, o Estado precisa adotar mais mecanismos voltados para os jovens estudantes mais pobres, afim de garantir dignidade e oportunidades a essa parcela da sociedade. Espera-se, com essas medidas, que as práticas preconceituosas presenciadas por Gruwell pertençam apenas a obra cinematográfica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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