Em primeiro lugar, destaca-se o recurso da má manutenção dos resíduos pelo o Estado como uma das causas do problema. Sob esse viés, segunda a pesquisa do IBGE, Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. Diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. No entanto, ao se analisar o contexto nacional, vê-se uma lacuna entre a teoria e prática nacional, uma vez que não se tem uma disciplina ambiental dos consumidores. Diante disso, é inaceitavél tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
Ademais, verifica-se o consumo exacerbado da população como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, de acordo com o "Filme: Terra" lançado em 2015, aborda a forma do Homem que habitam o planeta, que traz o questionamento sobre como há o afastamento entre a “humanidade” e a “natureza”. Nesse viés, Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos, logo, é inaceitavél tal problema.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo Estado e pelos consumidores. Por isso é necessário que o Ministério do meio Ambiente, promova educação e o correto funcionamento de vigilantes para fiscalizar o lixo armazenado em céu aberto, por meio da Lei nº 12.305. Nesse sentido, o intuito de tal medida é os rejeitos do país devem ter uma disposição final ambientalmente adequada, e, consequentemente, armenizar a má gestão do lixo no Brasil. Desse modo, os brasileiros verão o direito garantido pela contituição, finalmente, como realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada