Avatar do usuário
Por soffi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122484
O filme “Wall-e” apresenta um futuro distópico do planeta Terra, onde o consumo desenfreado e a falta de consciência ambiental tornaram o planeta inabitável. Fora da ficção, a realidade brasileira caminha para rumos semelhantes, quando se observa cada vez mais o aumento da produção e descarte irregular de lixo eletrônico. Assim, o consumismo, somado a obsolescência programada, e falta de conscientização contribuem para a perpetuação dessa situação.

Em primeiro lugar, deve-se destacar a lógica de consumo como principal causa do impacto ambiental. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade atual é a sociedade do consumo, logo, para ser considerado cidadão é necessário ser consumidor. Desse modo, o lucro é cada vez mais priorizado, levando a estratégias para aumentá-lo, como a diminuição da vida útil de aparelhos, que faz com que sejam necessárias mais compras e assim aumentando a quantidade de lixo produzido. Logo, a primazia do ganho é um problema a ser resolvido.

Ademais, é necessário apontar que a falta de educação ambiental da população é uma parte significativa da questão. Nesse sentido, a falta de informação faz com que a população não enxergue a real dimensão do problema, e ignore fatos como as doenças causadas pelos metais pesados presentes nos aparelhos eletrônicos, como tumores, bem como suas sequelas no solo e lençol freático e como realizar o descarte adequado. De acordo com o jornalista Eduardo Galeano, o primeiro passo para mudar a realidade consiste em reconhecê-la falha educacional, dessa forma, é imprescindível combater a desinformação, visto que ela promove a banalização do problema.

É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem esses obstáculos ao bem-estar ecológico. Por isso, o Governo Federal deve, por meio dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e junto a empresas de tecnologia, criar programas de coleta e pontos de descarte de lixo eletrônico, campanhas de conscientização e implantar aulas de educação ambiental na base curricular nacional, a fim de propiciar o destino correto dos resíduos e capacitar a população. Tal plano deverá garantir a preservação do meio ambiente e da saúde pública, e sanar as dúvidas em relação ao tema. Dessa forma, se evitará destinos semelhantes ao apresentado em “Wall-e”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
48 Exibições
por MichelRooney
0 Respostas 
87 Exibições
por Silvagg15
1 Respostas 
447 Exibições
por tryxmiih
1 Respostas 
168 Exibições
por lilith1
0 Respostas 
118 Exibições
por ESMendes
0 Respostas 
84 Exibições
por Sebaio
8 Respostas 
405 Exibições
por Pxvesq
Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente
por Chou    - In: Outros temas
2 Respostas 
137 Exibições
por Chou
0 Respostas 
100 Exibições
por rebeccafroio
lixo eletrônico (CORRIGE POR FAVOR!!)
por mlluizaa    - In: Outros temas
0 Respostas 
61 Exibições
por mlluizaa

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

A jurista e escritora antirracista, Michelle Alexa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM