Em primeiro lugar, deve-se destacar a lógica de consumo como principal causa do impacto ambiental. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade atual é a sociedade do consumo, logo, para ser considerado cidadão é necessário ser consumidor. Desse modo, o lucro é cada vez mais priorizado, levando a estratégias para aumentá-lo, como a diminuição da vida útil de aparelhos, que faz com que sejam necessárias mais compras e assim aumentando a quantidade de lixo produzido. Logo, a primazia do ganho é um problema a ser resolvido.
Ademais, é necessário apontar que a falta de educação ambiental da população é uma parte significativa da questão. Nesse sentido, a falta de informação faz com que a população não enxergue a real dimensão do problema, e ignore fatos como as doenças causadas pelos metais pesados presentes nos aparelhos eletrônicos, como tumores, bem como suas sequelas no solo e lençol freático e como realizar o descarte adequado. De acordo com o jornalista Eduardo Galeano, o primeiro passo para mudar a realidade consiste em reconhecê-la falha educacional, dessa forma, é imprescindível combater a desinformação, visto que ela promove a banalização do problema.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem esses obstáculos ao bem-estar ecológico. Por isso, o Governo Federal deve, por meio dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e junto a empresas de tecnologia, criar programas de coleta e pontos de descarte de lixo eletrônico, campanhas de conscientização e implantar aulas de educação ambiental na base curricular nacional, a fim de propiciar o destino correto dos resíduos e capacitar a população. Tal plano deverá garantir a preservação do meio ambiente e da saúde pública, e sanar as dúvidas em relação ao tema. Dessa forma, se evitará destinos semelhantes ao apresentado em “Wall-e”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada