Avatar do usuário
Por oieanderson
Quantidade de postagens
#122561
Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que More prega, uma vez que a violência nos colégios não é erradicada. Diante disso, é de suma importância discutir caminhos para erradicar a violência nas escolas brasileiras.
Nessa perspectiva, é notório que a diminuição do bullying é uma alternativa para reduzir as agressões físicas e morais nas instituições de ensino. De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal de notícias G1, “O principal motivador da violência nas escolas advém do bullying propagado entre alunos.” Assim, nota-se que a coibição do bullying terá como consequência a formação de ambientes pacíficos e seguros, bem como indivíduos empáticos, fazendo jus à sociedade proposta por More.
Ademais, evidencia-se que o cumprimento das leis pelo Estado é um caminho para a supressão da violência nas escolas brasileiras. Isso ocorre pois, a Constituição Federal promulgada em 1988 prevê o direito à segurança nas instituições de ensino, e o não cumprimento de tal documentação, conduta presente no governo em diversos âmbitos, agrava as agressões físicas e morais nas escolas. Com isso, vê-se que o cumprimento dos artigos presentes na Carta Magna que delineiam a segurança nos colégios é uma forma eficaz de combater as agressões nas escolas, proporcionando um ambiente de ensino seguro para todos os cidadãos brasileiros.
Infere-se, portanto, que é imprescindível efetivar os caminhos para a erradicação da violência nas escolas brasileiras. Para isso, é fundamental que o Poder Executivo Federal crie uma proposta de ampliação da verba orçamentária anual destinada a políticas públicas de combate à violência nas instituições educacionais. Tal proposta deverá ser efetivada por meio de uma votação por deputados federais e senadores, responsáveis pela criação e aprovação de leis, a fim de incentivar o combate à agressão física e moral nos colégios. Afinal, somente assim será possível garantir um ambiente de ensino seguro nas instituições de ensino.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
172 Exibições
por Lyh
0 Respostas 
203 Exibições
por Duah
0 Respostas 
182 Exibições
por Flapie
1 Respostas 
110 Exibições
por amandavidal
0 Respostas 
91 Exibições
por amandavidal
1 Respostas 
151 Exibições
por Wiccano
4 Respostas 
228 Exibições
por Drpdc
13 Respostas 
935 Exibições
por sophiabeeo
3 Respostas 
836 Exibições
por OlrenBeat
3 Respostas 
187 Exibições
por Felipe082

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM