Avatar do usuário
Por clemen
Quantidade de postagens
#126849
No seriado de televisão os treze porquês, é retratado os desafios provocados pela depressão na perspectiva da adolescente Hannah, que sem obter assistência psicológica ocasiona a precarização de seus relacionamentos e também a evolução da doença, por fim acarretando o suicídio da personagem. Na realidade brasileira, a crítica do seriado é verificada no estigma associado às doenças mentais, que gera a dificuldade das pessoas afetadas de solicitarem por diagnóstico e tratamento devido ao julgamento negativo ainda presente na sociedade.
Com isso, emerge um problema sério, em virtude do constrangimento prévio presente nas vítimas ao procurar conscientização e na deterioração dos aspectos pessoais e profissionais naqueles que enfrentam a doença sem ajuda psicológica.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, a falta de compreensão para identificar os sinais manifestados em vítimas de distúrbios mentais, de forma a contribuir com o aumento da severidade nos casos. Van Gogh, famoso pintor holandês, apresentou durante anos de sua vida sintomas depressivos, que visto à ausência de estudos somados à desinformação exposta na sociedade da época se resultou no suicídio do artista. Assim expondo que a ausência de informação e a construção de preconceitos em torno do tema são fatores determinantes para a permanência do problema.
Além disso, outro fator influenciador é a carência de práticas efetivas para o tratamento de doenças mentais. No filme, bicho de sete cabeças, o protagonista é internado em um hospício com a esperança de curar seu distúrbio, porém ao decorrer da trama é exibido como as técnicas utilizadas pela instituição instigaram o desenvolvimento de mais sintomas e o impediram de prosseguir com a sua vida de forma saudável. Fora da ficção, tal fenômeno também se encontra presente no cenário brasileiro, uma vez que optar por métodos sem referências científicas ou negligenciar indícios de alguma enfermidade psicológica é provável de contribuir para a evolução do quadro e paralelamente a descrença de eventualmente alcançar uma vida sustentável.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o governo, deve criar ações governamentais que facilitem o alcance de tratamentos psicológicos de qualidade a fim de possibilitar o acesso à saúde para todos. Tal ação pode, ainda, disseminar mais informações acerca de transtornos mentais. Dessa maneira, será possível superar os desafios da privação de um diagnóstico e a existência da intolerância sobre a questão mental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
123 Exibições
por drica0204
0 Respostas 
97 Exibições
por Thaua
0 Respostas 
65 Exibições
por Jfl20
Os perigos das Fake News na era da informação
por Ftlouie    - In: Outros temas
1 Respostas 
201 Exibições
por Ftlouie
Problema na fake News na era da informação
por Puma    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por Puma
0 Respostas 
103 Exibições
por gabriela1920
Os perigos das Fake News na era da informação
por GuvoFe    - In: Outros temas
0 Respostas 
50 Exibições
por GuvoFe
0 Respostas 
79 Exibições
por Julia9989
O Uso Abusivo das Tecnologias de Informação
por belleht7    - In: Outros temas
0 Respostas 
93 Exibições
por belleht7
0 Respostas 
451 Exibições
por nyribeiro

Crítico. Tolerante. Consciente. Esperan&cce[…]

Desde o período antigo, filósofos co[…]

O trabalho sempre foi alvo de uma suposta valoriza[…]

Como tudo no mundo, os recursos tecnológico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM